Ceará reforça vacinação contra Covid-19 a partir desta segunda-feira (4)

compartilhar no:
Postos de saúde ficarão abertos até às 17h (Foto: Ascom Quixadá)

A Secretaria da Saúde do Ceará vai intensificar a partir de hoje, a vacinação contra a Covid-19 em todo o estado. A ação é uma estratégia da Sesa para conter o aumento de casos do vírus nas últimas semanas, depois do surgimento de duas variantes.

Como forma de mobilizar os municípios cearenses, foi pactuado que os postos de saúde da Capital e do interior, fiquem abertos de hoje até o próximo dia 15 de novembro, das 8h às 17h. Os pais também podem aproveitar a oportunidade para atualizar o calendário vacinal dos filhos com outros imunizantes disponíveis.

No diagnóstico feito pela Sesa a preocupação é ainda maior com relação às crianças de seis meses a quatro anos. Nessa faixa etária, só 32% tomaram a primeira dose. Isso quer dizer que quase 70% das crianças não receberam nenhuma dose contra a covid-19. Com relação à vacina bivalente, o índice de cobertura na população em geral é de 17,1% no Ceará.

Na última semana, o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-CE) analisou 1.368 testes RT-PCR para covid-19. O índice de positividade verificado foi de 34,4%, com 470 casos confirmados. O aumento da positividade pode estar associado à circulação de variantes do vírus no Estado, em especial a EG.5, JN.1 e BA.2.86.1, que são subvariantes da Ômicron.