Região Central: Para a surpresa dos cearenses, teve chuva na madrugada e em alguns municípios, não foi chuvinha passageira: foi chuva grossa, com relâmpago e trovoada. Na região Central Choró foi o município que teve a maior chuva, com 103 mm acumulados.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) entre às sete da manhã de domingo (17), até às sete da manhã desta segunda-feira (18), choveu em 90 municípios. No Sertão Central foram registradas chuvas em cinco deles: Choró, Boa Viagem (com 80 mm), Quixeramobim (7 mm), Quixadá (0,5 mm) e Pedra Branca (6 mm).
A chuva em Choró foi também a segunda maior do Ceará, se comparada a milimetragem dos 90 municípios que registraram precipitações nas últimas horas. Juazeiro do Norte teve o maior registro, com 104 mm.
Até esta terça (19), a tendência indicada pela Funceme é de mais chuvas. A previsão aponta céu variando entre nublado e parcialmente nublado com precipitações em todas as macrorregiões.
O cenário previsto se dá pela presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que é um sistema meteorológico comum nesta época do ano, caracterizada por Pré-Estação Chuvosa. Além do VCAN, espera-se ainda um avanço de áreas de instabilidade provenientes do leste do Nordeste e contribuições de efeitos locais como temperatura e relevo.