Trabalho dos Bombeiros para controlar incêndio em Quixadá durou cerca de seis horas

compartilhar no:
Fogo teve início no poço de lazer eu Eurípides (Foto: Corpo de Bombeiros)

Quixadá: o trabalho do Corpo de Bombeiros para apagar o incêndio da última quarta-feira (8) em Quixadá, durou até aproximadamente as duas da manhã. A equipe foi acionada por volta das seis da tarde e confirmou que o trabalho de controle das chamas durou seis horas.

De acordo com a corporação, foram utilizados cerca de 50 mil litros de água para debelar as chamas. Em função da vegetação seca, o fogo se alastrou rapidamente, dificultando o trabalho dos Bombeiros. Equipes de Quixadá e de Quixeramobim atuaram no controle do fogo.

A Prefeitura de Quixadá disse que também auxiliou o trabalho dos Bombeiros, fornecendo cargas d’água em caminhões pipa e homens para formar um maior número de combatentes. A equipe médica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também foi reforçada.

O incêndio teve início no Polo de Lazer do Eurípides e logo tomou grandes proporções. A suspeita inicial é que tenha sido criminoso, o que deverá ser confirmado mediante uma investigação. A cidade ficou tomada de fumava que trouxe prejuízos e problemas aos que sofrem de doenças respiratórias como asma.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou um aumento significativo de 46,82% nos incêndios em vegetações nos primeiros dez meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O número saltou de 3.816 para 5.603 incêndios.

Em resumo, em setembro de 2023, o CBMCE apagou 1.757 incêndios em vegetações, marcando o maior número de atendimentos desta tipologia nos últimos cinco anos. No entanto, o balanço total de 2022, que registrou 5.214 incêndios em vegetações, foi menor do que os anos de 2021, 2020 e 2019, quando a corporação apagou, respectivamente, 6.751, 7.125 e 6.097 incêndios em vegetação.