Quanto de água sai no Véu de Noiva por minuto? Atração movimenta turismo em Banabuiú

compartilhar no:
Véu de Noiva voltou a ser atração turística do município (Foto: reprodução redes sociais)

Região Central: Num município que já sofreu com a carência de água e viu o terceiro maior açude do Ceará por pouco não secar, a água quando vem em abundância vira fenômeno turístico. Em Banabuiú o chamado Véu de Noiva voltou a ser a atração do momento e a movimentar o rio.

O espetáculo das água é formado depois que a Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh) fez a manutenção das válvulas dispersoras de água do açude Arrojado Lisboa e instalou um dispositivo que permite a abertura de maneira automatizada. Antes, esse processo era braçal. Demooru quase um ano para que esse novo sistema fosse instalado.

Segundo a Cogerh são liberados 1.700 litros de água pos segundo. Em um minuto o Véu de Noiva jorra 102 mil litros de água. É como se em uma hora, fosse possível encher o equivalente a duas piscinas olímpicas, que possuem capacidade de dois milhões e quinhentos mil litros de armazenamento.

A liberação aconteceu na manhã de quinta-feira (19) e vai beneficiar com abastecimento humano 22 comunidades (Foto: Cogerh)

Essa água toda que jorra pelas válvulas forma uma cortina branca que se assemelha a um véu, dái o nome de batismo do lugar. Como há tempos não estava aberto e com a seca que castigou o açude em anos anteriores, desde que passou a funcionar o Véu de Noiva voltou a ser atração turistica em Banabuiú, resgatando um movimento que só se via no início dos ano 90, quando o município criou o chamado Carnaval das Águas.

Diariamente centenas de pessoas passam pelo lugar. São casais, grupos de amigos, famílias inteiras e até gente que vêm dos municípios vizinhos, montam suas tendas e curtem um dia de banho para refrescar o calor.

O secretário de cultura e de infraestrutura de Banabuiú, Pedro Henrique Lopes, disse que a gestão está atenta ao aumento na movimentação de pessoas no local, e para garantir a ordem e asegurança deve em breve colocar homens da Guarda Civil Municipal de plantão no cartão-postal da cidade.

Com as chuvas de 2023 o Arrojado Lisboa ganhou um bom aporte de água, permitindo a vazão. A liberação, além de fomentar o turismo em Banabuiú, está beneficiando com abastecimento humano 22 comunidades dos municípios de Banabuiú, Jaguaretama e Morada Nova, além da sede do município de Ibicuitinga.