Ministro da Educação anuncia início da renegociação das dívidas do Fies a partir desta terça (7)

compartilhar no:
Governo estima que mais de 1,2 milhão de estudantes ou formados poderão renegociar suas dívidas. Foto: Luis Fortes/MEC

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (6) que estudantes com dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão iniciar a renegociação do saldo a partir desta terça-feira (7) nas agências do Banco do Brasil e da Caixa. Estima-se que cerca de 1,24 milhão de universitários ou formados poderão renegociar suas dívidas, incluindo aproximadamente 300 mil beneficiários do Cadastro Único. O valor total da dívida a ser renegociada é estimado em R$ 54 bilhões.

O Fies é um programa do governo federal que financia mensalidades em instituições de ensino superior privadas, de acordo com a nota obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diferentemente do Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fies não oferece bolsas de estudo, mas sim um empréstimo que deve ser posteriormente quitado em parcelas proporcionais à renda do graduado.

Camilo Santana divulgou o início do processo de renegociação após uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O ministro destacou a urgência em iniciar a renegociação o mais rápido possível e afirmou que o governo publicará uma resolução para permitir o atendimento nas agências bancárias na terça-feira.

Além do atendimento presencial, os bancos também disponibilizarão opções de atendimento por telefone, conforme explicado por Camilo Santana: “Tanto a Caixa quanto o Banco do Brasil vão realizar os atendimentos via 0800, por telefone também. E estão preparando o sistema para que a gente possa operacionalizar as renegociações a partir já deste mês.”

Segundo o governo, dependendo do contrato e das condições do aluno, a renegociação pode resultar em abatimento de até 99% do valor principal da dívida e 100% dos juros e multas. O ministro destacou a importância da celeridade e urgência no atendimento aos mais de 1,2 milhão de clientes do Fies que terão a oportunidade de renegociar suas dívidas em uma situação vantajosa para essas pessoas.