Solonópole vai receber comitiva do TCE para cursos gratuitos em Cidadania e Gestão Financeira

compartilhar no:
Solonópole é uma das Cidades-Sede para Capacitação em Cidadania e Gestão Financeira. Foto: divulgação

Controle social, cidadania e gestão financeira estão entre os temas que serão abordados durante a 11ª etapa do TCEduc 2023, uma iniciativa do TCE Ceará, por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC). Gestores públicos e população em geral serão capacitados em três cidades-sede: Solonópole, no dia 19; Jaguaribe, no dia 20; e Pereiro, no dia 21. Os interessados podem acessar o Sistema de Gestão Educacional (Siged) e fazer a inscrição.

Além desses municípios, também devem participar das qualificações representantes de Acopiara, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Potiretama, Senador Pompeu e regiões vizinhas. O público vai poder acompanhar, na programação do ciclo de formações, discussões sobre “Gestão Financeira e Patrimonial”, conduzidas pelo diretor de Contas de Gestão III, Cristiano Goes.

Em ambientes paralelos, serão aplicadas outras atividades de formação. A jornalista e analista de Controle Externo, Carolina Madeira, vai ministrar a capacitação sobre “Controle Externo, Mídia e Participação Social”, voltada para comunicadores. No mesmo espaço, a servidora da Ouvidoria, Márcia Prudente, apresentará a temática “Ouvidorias como agentes do exercício da cidadania e controle social”.

Também estará nesse encontro presencial, como parceiro do IPC no TCEduc, a União dos Vereadores do Ceará (UVC), com o tema “A execução de despesas do Poder Legislativo”.

Confira, a seguir, os locais e endereços das qualificações nas cidades-sede:

*Solonópole: EEEP José Ciro Nogueira Machado – Travessa Luis Almeida da Silva, s/n – Santa Teresa

*Jaguaribe: EEF Gutenberg Barbosa – Avenida Gil Teixeira Bastos, 1420 – Nova Brasília

*Pereiro: EEEP Professora Maria Célia Pinheiro Falcão – Rua Projetada, s/n – Centro

Em 2023, o TCEduc já orientou 4.461 pessoas, que são representantes de, pelo menos, 150 municípios. Isso corresponde a 82% do Estado do Ceará. Em outubro, as capacitações ocorrerão em Tauá (3/10) e Várzea Alegre (5/10). Para finalizar as atividades do programa este ano, as ações chegarão em Ocara (24/10), Beberibe (25/10) e Horizonte (26/10).

A metodologia híbrida – presencial e a distância – é uma das novidades para o programa neste ano. O conteúdo repassado durante o TCEduc 2023 nas palestras centrais podem ser conferidos no site do TCEducVideoaulas, podcasts e outros materiais estão na plataforma, e contribuem para aprofundar a orientação e as informações repassadas nos encontros presenciais e visa, também, ampliar o número de pessoas capacitadas, que não possam estar presencialmente no treinamento.