Pelo menos oito prefeituras do Sertão Central decretaram ponto facultativo nesta sexta (8)

compartilhar no:
Em Quixadá houve ponto facultativo decretado. (foto: Revista Central)

Região Central: Pelo menos oito prefeituras dos 18 municípios que compõe a região do Sertão Central decretaram ponto facultativo, e não estão dando expediente nesta sexta-feira (8). Entre elas a de Quixadá. Apenas serviços de manutenção da cidade, considerados essenciais, permanecem.

O levantamento feito agora há pouco pelo Revista Central por meio das redes sociais das gestões, aponta que Banabuiú, BOa Viagem, Caridade, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Madalena, Quixadá e Senador Pomppeu, não funcionam hoje.

Canindé, Choró, Ibicuitinga, Madalena, Mombaça, Paramoti, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixeramobim e Solonópole não informaram em suas redes sociais se estarão fechadas esta sexta.

O decreto de ponto facultativo ocorre mediante o feriad do sete de setembro, que este ano caiu numa quinta-feira. Quando um feriado nacional ocorre apenas um dia antes do fim de semana, órgãos públicos costumam fazer o que se chama de “imprensar”, que é emendar a folga do feriado, mais o dia útil que restaria e o fim de semana.

Embora ainda hoje a prática seja vista com reservas por parte dos gestores municipais, ela costuma ser utilizada como forma de economizar nos paços públicos, a utilização de material de expediente e o consumo de energia elétrica das repartições, frente a baixa produtividde e rendimentos nos resultados do dia trabalhado.