Meses do B-R-O Bró aumentam risco de queimadas; mais de 1.000 casos já foram registrados

compartilhar no:
Tempo seco e com ventos fortes facilitam as queimadas que se alastram mais rápido (Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros)

A chuva passa, o sol chega à pino e a plantação seca. O agricultor já de olho no inverno do ano que vem, pensa em deixaro terreno limpo para o próximo plantio. Popularmente, sua forma mais tradicional de fazer isso é promovendo uma queimada. Mas é aí que mora o perigo.

Como nos meses do ano que caracterízam o período do B-R-O Bró o tempo além de mai seco, tem mais ventanias, o fogo tem mais chances de se alastrar facilmente e provocar incêndios florestais. É o que tem acontecido.

Somente até o final da primeira quinzena de agosto, o Corpo de Bombeiros do Ceará apagou um total de 1.193 incêndios em vegetação. Os números representam um aumento de 256% ao serem comparados com os sete primeiros meses do ano de 2022.

Nos municípios do Sertão Central vários focos de incêndio passaram a ser registrados nas últimas semanas. Em Quixadá, um dos maiores foi registrado na Serra do Estevão. Mas já houve registro de quimadas em Quixeramobim e Solonópole.

Prevenção
1. Não queime lixo ou resíduos a céu aberto: evite queimar qualquer tipo de material em áreas abertas, especialmente em terrenos baldios. A princípio, o fogo pode se alastrar rapidamente e causar incêndios de grandes proporções.

2. Como também, mantenha a vegetação próxima às residências limpa e organizada: realize a poda adequada de árvores e arbustos, removendo galhos secos e folhas acumuladas. Essa medida ajuda a evitar a propagação do fogo em caso de incêndios.

3. Informe imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar em caso de focos de incêndio: se avistar qualquer foco de incêndio em vegetação, mesmo que aparentemente pequeno, entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros por meio do número de emergência 193. O acionamento rápido pode evitar que o fogo se alastre e cause danos maiores. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.