MPCE implanta nova Promotoria em Quixadá e fortalece justiça no Sertão Central

compartilhar no:
Sede do Ministério Público Estadual do Ceará no Município de Quixadá (foto: divulgação MPCE)

Quixadá: O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) oficializou, nesta terça-feira (1º), a implantação da 8ª Promotoria de Justiça de Quixadá. O momento foi conduzido pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, e contou com a presença da assessora jurídica da PGJ, promotora de Justiça Daniele Carneiro, e do assessor de Políticas Institucionais do MPCE, promotor de Justiça Plácido Rios. O anúncio foi feito durante evento na Unicatólica.

A 8ª Promotoria de Justiça de Quixadá atuará na fase pré -processual da persecução penal (do inquérito policial ao oferecimento da denúncia) em todos os crimes cometidos em Quixadá e nas quatro comarcas vinculadas (Ibicuitinga, Choró, Ibaretama e Banabuiú), e também no controle externo da Polícia Civil e, posteriormente, em audiências junto ao Núcleo de Custódia de Quixadá.

A exceção são os crimes dolosos contra a vida, cuja atribuição é da 1ª Promotoria de Justiça de Quixadá, e aqueles relacionados ao contexto de violência doméstica contra a mulher, que seguem na 4ª Promotoria de Justiça de Quixadá.

O promotor de Justiça Bruno Barreto, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Quixadá, atuará como membro respondente na 8ª Promotoria de Justiça da comarca. “Espero honrar a confiança que me foi depositada por cada um de vocês”, disse, em referência aos outros promotores de Justiça que atuam na comarca.

Bruno Barreto ainda parabenizou a Administração Superior pela sensibilidade com que olha para Quixadá. “Essa cidade é diferenciada, possui uma demanda bem peculiar dentro do contexto da Entrância Final. Aqui são 200 mil habitantes sob nossa responsabilidade quando se leva em conta os municípios vizinhos que são vinculados à comarca”, pontuou.