Itatira tem situação de emergência reconhecida pela União por causa da estiagem

compartilhar no:
Decreto em Itatira vai até janeiro de 2024 (Foto: divulgação)

Sertões de Canindé: O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (2), a situação de emergência em sete cidades do País atingidas por desastres. Entre os municípios está Itatira, na região dos Sertões de Canindé.

Por meio do decreto número 011/2023, publicado nessa quarta-feira (2) no Diário Oficial da União, o MIDR reconheceu o estado de estiagem em Caridade. A vigência do reconhecimento segue até a primeira qinzena de janeiro do ano que vem.

Estiagem é um período prolongado de baixa pluviosidade, ou sua ausência, no qual a perda de umidade do solo é superior à sua reposição. No momento, o número de cidades com reconhecimento federal de situação de emergência devido a desastres em todo o Brasil é de 1.113

Nestas condições ou em estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional, as cidades estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.