Governo Federal decreta situação de emergência em Itatira por conta da estiagem

compartilhar no:
Município terá decreto vigente até 14 de janeiro de 2024 (Foto: reprodução)

Sertões de Canindé: O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (11), a situação de emergência em 10 cidades da Região Nordeste que enfrentam a estiagem.

Entre os municípios está Itatira, que fica na região dos Sertões de Canindé. A portaria reocnhece a situação na cidade desde o último dia 31 de julho e terá validade até o final da primeira quinzena de janeiro do ano que vem.

Desde o início do ano, o MIDR já repassou mais de R$ 76,2 milhões para atendimento a municípios brasileiros atingidos pela estiagem ou seca. Na maior parte dos casos, os recursos são usados na compra de cestas básicas, água e no aluguel de caminhões-pipa.

Conforme levantamento do Revista Central 12 municípios do Sertão central, incluindo Itatira, estão com decretos de situação de emergência em vigência. Esses decretos tiram as cidades aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.