Criança de um ano recebe medicação na veia que deveria ser usada em aerosol no interior do Ceará

compartilhar no:
MPCE vai acompanhar investigações internas do Hospital (Foto: divulgação)

O Ministério Público do Ceará (MPCE) vai investigar um possível caso de erro médico, em um hospital do município de Morrinhos. A vítima é uma criança de um ano e dez meses. De acordo com a denúncia ele deveria receber uma medicação via aerosol, mas a enfermeira aplicou na veia.

O caso aconteceu na última terça-feira (15) e está repercutindo no município. A enfermeira foi afastada das funções, sem direito a remuneração, até que uma investigação administrativa seja concluída.

Em entrevista à TV Verdes Mares familiares disseram que Antony Gabriel Ribeiro chegou ao hospital com febre e cansaço. Depois da consulta o médico receitou uma medicação inalada via aerosol, mas a enfermeira aplicou o medicamento na veia. O menino desmaiou na hora.

Antony foi transferido para o Hospital Regional Norte (HRN), de Sobral, onde permanece internado. Conforme a apuração da TV a criança sangrava pelo nariz, chegou a ter quatro paradas cardiorespiratórias e está entubado.

Por meio da Promotoria de Justiça Vinculada de Morrinhos, o MPCE instaurou nesta quarta-feira (16), procedimento administrativo para acompanhar as providências tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde e pela administração do Hospital de Morrinhos.

Diante da necessidade de acompanhar e fiscalizar as providências tomadas no presente caso, o MPCE realizou audiência com representantes da Secretaria de Saúde e do hospital, e pediu que fosse encaminhada ao órgão ministerial a comprovação da instauração do PAD, bem como informações atualizadas sobre o estado de saúde da criança.