Prefeituras de cinco municípios da região podem perder dinheiro devido numeros do Censo 2022

compartilhar no:
Letreiro em destaque na Praça Municipal (foto: RC/2022)

Região Central: Um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que 23 municípios do Ceará poderão ter queda nos repasses enviado aos cofres públicos pelo Governo federal, por conta da queda no número da população, revelada através do Censo 2022. Em outras palavras: vão perder dinheiro.

Destes 23 municípios cinco são do Sertão Central: Boa Viagem, Caridade, Choró, Madalena e Piquet Carneiro. Nestas cidades o número de moradores diminuiu em comparação com 12 anos atrás, na edição anterior do Censo. O cálculo que determina a perca de dinheiro de cada prefeitura é variável, portanto, umas podem perder mais de que outras.

A CNM acredita que a atual edição do Censo foi prejudicada pelos sucessivos cortes de orçamento, que limitaram o alcance da pesquisa e a contratação de recenseadores em condições mais competitivas de trabalho, e como movimento de defesa municipalista, está defendendo a realização de um novo levantamento, e questiona na justiça os dados da edição 2022.

” Os sucessivos cortes orçamentários no Censo Demográfico de
2022 fragilizaram ainda mais a pesquisa e, junto a atrasos e intercorrências graves, comprometeram os resultados. A Confederação se articula para que uma nova contagem populacional seja realizada já em 2025″, diz a nota da CNM.

É por meio da resposta ao questionário do Censo que se tem acesso a importantes números sobre os municípios. Além da contagem populacional, a pesquisa traz informações sobre condições de vida, emprego, renda, saúde, educação e distribuição de renda.

E se tratando de renda, a distribuição das transferências da União para estados e municípios, que tem impacto significativo nos orçamentos públicos, é feita levando em consideração os dados fornecidos pelo IBGE. Assim como as transferências e recursos para a administração de programas sociais e identificação de áreas de investimento prioritário em saúde, educação, habitação, transportes, e vários outros programas de assistência social.