Policial rodoviário federal é condenado a 12 anos de prisão por matar comerciante em Paramoti

compartilhar no:
Sessão do juri realizado na Câmara, terminou por volta de dez da noite (Foto: MPCE)

Sertões de Canindé: O inspetor da Policial Rodoviária Federal Alisson Francelino Primo foi condenado a 12 anos de prisão, em júri popular realizado na última quarta-feira (5), na Câmara Municipal de Paramoti. O agente de segurança foi sentenciado por matar um comerciante há 13 anos.

A acusação foi feita pelos promotores de Justiça João Pereira Filho, respondendo pela Promotoria de Justiça Vinculada de Paramoti, e Adriely Nascimento Lima, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Itapajé. A denúncia foi oferecida à Justiça pelo Ministério Público do Ceará. (MPCE)

A sessão do júri, que contou com a presença de familiares da vítima e moradores da região, terminou por volta de 22 horas. Foram ouvidas três testemunhas de acusação e quatro de defesa. O Conselho de Sentença reconheceu a autoria e materialidade dos delitos, afastando a tese de legítima defesa.

O agente de segurança terá direito de recorrer em liberdade e a condenação criminal não implica na perda automática do cargo de Alisson, uma vez que a Justiça entendeu que ele não estava em cumprimento de suas funções.

O crime

O crime aconteceu em 25 de julho de 2010. O comerciante Francisco Benedito Barbosa Gama, conhecido como “Bené”, chegava à sua propriedade com um amigo, quando ambos foram surpreendidos com disparos de arma de fogo. O policial estava em um carro na companhia da namorada. A defesa alegou que o réu imaginou tratar-se de um assalto. Francisco Benedito foi atingido e faleceu em uma unidade de saúde. O amigo dele conseguiu fugir.