Quixeramobim vai receber R$ 230 mil para recuperar prejuízos causados pelas chuvas

compartilhar no:
Paço da prefeitura de Quixeramobim (Foto: Assessoria de comunicação)

Quixeramobim: Por conta das fortes chuvas que se viu nos meses do período chuvoso, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) resolveu aprovar a liberaração de R$ 230 mil ao município de Quixeramobim, como forma de aportar recursos que ajudem nas ações de reparos dos danos provocados.

Conforme o MDIR a portaria que autoriza o repasse foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (27). De acordo com o Ministério os recursos são para assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais, reconstrução de infraestrutura e moradias atingidas pelo desastre e para a Operação Carro-Pipa.

De acordo com a Defesa Civil os valores destinados a cada município são definidos por critérios técnicos e variam conforme o montante que é solicitado no plano de trabalho, magnitude do desastre e número de desabrigados e desalojados, entre outros parâmetros.

Entenda o caso

O Revista Central acompanhou o caso em março, abril e maio deste ano. 36 dias depois de decretar estado de emergência por conta da seca, o município precisou solicitar um novo decreto, mas desta vez pela causa oposta: a cheia causada pelas chuvas.

A água que veio com a chuva foi tanta que provocou uma verdadeira reviravolta na região: afetou a cultura do leite, alagou comunidades, destruiu estradas vicinais e acabou com a lavoura de agricultores. Para se ter uma ideia, conforme os dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) o esperado para Quixeramobim em março era 152 mm, mas choveu 346 mm, 128% a mais do que a média.

No dia 27 de março de 2023 o Diário Oficial da União reconheceu a situação de seca em Quixeramobim. A medida intrigou a população do município porque chovia bastante naquele período. Pedro Paulino, membro da Defesa Civil do muniípio, explicou que a equipe do município deu entrada no pedido de emergência dois meses antes do início das chuvas, e que não esperavam a virada de quadro em um tempo tão rápido.