Quixadá: Sete alunos do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá foram selecionados para a fase estadual da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) – Nível Sênior, na modalidade Programação. Iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação, a competição é realizada desde 1999 e tem como objetivo despertar nos alunos o interesse por ciência da computação.
A primeira seletiva da OBI ocorreu no último dia 2 e estiveram entre os participantes 39 alunos do Campus da UFC em Quixadá. Desses, 7 foram aprovados para a etapa estadual: Daniel Christopher Souza Rodrigues, Douglas Eduardo dos Santos Sousa, Jeferson Augusto de Melo Gomes, Lucas Ferreira Nobre, Ricardo Andrade Chagas Cavalcante, Vitor Pires Dionizio de Araújo e Wesley Freitas Sobrinho. Quatro deles ainda se destacaram como os melhores 5% do País no nível sênior ao atingir 300 pontos: Wesley Sobrinho, Lucas Nobre, Daniel Rodrigues e Jeferson Gomes.
O Campus da UFC em Quixadá é sede estadual e nacional da competição e as próximas provas serão realizadas no dia 15 de agosto (fase estadual) e 30 de setembro (fase nacional). Desde 2017 o campus apresenta resultados significativos na Olimpíada, fruto de atividades como sessões de estudo em equipe e o curso de Preparação para a OBI (POBI).
Na última edição, o curso preparatório contou com o apoio dos voluntários Luís Estevam e Guthyerri Alexandrino e, ainda, dos bolsistas do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), do Programa de Iniciação à Docência (PID) e do Programa de Educação Tutorial do Curso de Sistemas de Informação (PET-SI).
“A competição é voltada para promover a criatividade e a capacidade dos competidores para resolução de problemas. Alguns professores incorporam a competição na própria metodologia da disciplina Fundamentos de Programação conseguindo bons resultados, como maior interesse, autonomia e protagonismo dos estudantes”, comenta o Prof. Wladimir Tavares, tutor do PET do Curso de Sistemas de Informação.
De acordo com o professor, essa preparação para a competição resulta em um impacto positivo na formação dos estudantes. “Através dessas duas competições os estudantes aprimoram suas habilidades em programação, resolução de problemas, análise de algoritmos, capacidade de correção de algoritmos etc. Todas essas habilidades são buscadas tanto no ambiente acadêmico como na indústria de software”, afirma.