Ministro cearense no TSE pode ‘salvar’ Bolsonaro de processo que o torna inelegível até 2030; entenda

compartilhar no:
Raul Araújo é cearense e conhecido pelo seu perfil julgador tradicionalista e conservador (Foto: STF)

O futuro político de Bolsonaro dependerá, em grande parte, da decisão de um ministro do Tribunal Superior Eleitoral que é natural do Ceará. Tanto o ex-presidente como os advogados de defesa dele, expressaram a esperança de que o ministro Raul Araújo Filho possa pedir vistas da decisão.

No julgamento que foi retomado nesta terça-feira (27), o ministro relator Benedito Gonçalves leu seu voto de mais de 300 páginas, em que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade por oito anos. O TSE julga uma ação na qual o PDT acusa Bolsonaro de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Após o posicionamento do relator, o julgamento foi suspenso e será retomado na quinta-feira (29). Se o voto do ministro, que é relator do caso, for acompanhado pela maioria da Corte, Bolsonaro não poderá disputar, pelo menos, das eleições gerais de 2026.

Raul será o primeiro a votar na quinta e a expectativa do lado dos que apoiam Bolsonaro é que ele pela vistas, ou seja, quando um ministro solicita mais tempo para analisar um caso, suspendendo assim o julgamento por mais 90 dias. Tarcísio Vieira, advogado que defende Bolsonaro, diz que a medida poderá ajudar Bolsonaro.

Julgamento que torna Bolsonaro inelegível já se arrasta por duas sessões e retorna nesta quinta-feira (29) (Foto: TSE)

“É um processo extremamente complexo e recheado de questões jurídicas de alta indagação. Não seria de se estranhar um pedido de vista, faz parte da tradição do tribunal não só neste tipo de julgamento, como em qualquer tipo de ação”, disse. O próprio Bolsonaro, em entrevista a uma rádio gaúcha, disse que “há uma possiblidade de ele pedir (vista). Isso é bom, porque isso ajuda a gente, clareando os fatos”.

Natural do Ceará, Raul Araújo assumiu a vaga no TSE em 2020. Ele é conhecido por um perfil mais tradicionalista no julgamento de processos, e para alguns analistas, a partir das decisões e posições que tomou, tem um estilo ideológico que se aproxima mais do bolsonarismo.

No ano passado, por exemplo, ele proibiu manifestações políticas durante o festival Lollapalooza. Naquele evento artistas como Pabllo Vittar aproveitaram a chance de subir ao palco e fez duras críticas a Bolsonaro.

Mas a esperança dos bolsonaristas esbarra em um entrave: Raul Araújo foi indicado ao Superior Tribunal de Justiça por Lula, em 2009. Se tomar a decisão, poderá colocar panos quentes no processo e dar mais tempo para que a defesa monte novas estratégias para defender Bolsonaro.