Durante o mês de abril, a UniCatólica – Centro Universitário Católica de Quixadá – realizou mais um mutirão de saúde em parceria com a Prefeitura Municipal de Quixadá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fruto do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.
O PET-Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo, voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social.
Durante o mutirão, realizado pela UniCatólica, foram atendidas diversas demandas do público infantil, na faixa etária de 0 a 14 anos, por meio de serviços de avaliação, orientação e atendimento nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia.
Os atendimentos foram realizados pelos alunos extensionistas da UniCatólica, sob a preceptoria de profissionais. A ação também contou com um neuropediatra, especialista estratégico para a abordagem dos transtornos do desenvolvimento. No total, 80 usuários foram atendidos.
No dia 26 de abril, foi a vez do PET-Saúde alinhar as ações do mutirão que será realizado nos dias 16 e 17 de maio, no Sítio Veiga, área quilombola com população numerosa e com várias demandas sobre as quais o programa poderá alcançar resultados positivos. Nessa próxima edição, os cursos de Direito e Filosofia se integrarão ao projeto.