Pandemia da Covid-19 matou mais de 28 mil cearenses desde 2020

compartilhar no:
No pico da pandemia em Canindé, casos de Covid-19 chegaram a superlotar a UPA do município, gerando um caos nos atendimentos (Foto: divulgação)

No início deste mês a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim da emergência global de Covid-19. A doença não foi eliminada, mas deixa de representar tantos riscos como antes. Até que chegar a esse ponto, muitas vidas foram perdidas, entre elas milhares de cearenses.

De acordo com o balanço da plataforma IntegraSUS da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) entre 2020 e 2023 28.180 cearenses perderam a vida na luta contra o coronavírus. Os dados são equivalentes até a manhã de sexta-feira (19), quando este texto foi fechado.

Neste período foram notificados 3.566.947 cearenses, dos quais pouco mais de um milhão, quatrocentos e setenta mil tiveram o diagnóstico confirmado para o vírus. Mais de 1.306.800 pessoas conseguiram se recuperar e foram salvas.

Com vacinação avançando e novas técnicas e formas de combater o vírus surgindo, o estado iniciado de quando surgiu o vírus se alterou e hoje a Covid-19 não possui mais tanta força, embora ainda continue sendo letal. Ela não deixou de existir, apenas não faz mais vítimas como antes.

A prova disso é que desde o dia 11 deste mês não se registra óbitos pela doença no Estado. Há, atualmente, quase 17 mil casos que estão em investigação.