Em um município do Sertão Central ainda não choveu nenhum dia do mês de maio; descubra qual é

compartilhar no:
Itatira, na região do Sertão Central, ainda não teve nenhum dia de chuva em maio (Foto: Sérgio Murilo)

Região Central: A diminuição de chuvas no mês de maio foi tanta que em três municípios do Ceará, não caiu uma gota d’água sequer, do dia primeiro deste mês até o presente momento. E um destes municípios está localizado na região do Sertão Central.

Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e mostram que em Abaiara, Croatá e Itatira, esta última, cidade da região Central, não choveu nenhum milímetro sequer.

Em Itatira o esperado para o mês é de 77.9 mm, mas o pluviômetro da média mensal do município permanece zerado, conforme indica a Funceme. Na comparação com as outras duas cidades onde também não choveu, Itatira é a que tinha a previsão de maior média pluviométrica, e ainda assim permanece sem água.

Outras duas cidades da região Central se destacam pelo baixo índice de água acumulado com as chuvas de maio. Deputado Irapuan Pinheiro possui a previsão de 91.9 mm durante maio, mas já passando da terceira semana do mês o que caiu de chuva por lá corresponde a apenas 8.7 mm. Em Mombaça o aguardado para o período era de 90 mm, mas só choveu o equivalente a 10 mm.

Na outra ponta deste índice considerando apenas municípios do Sertão Central, está Piquet Carneiro, onde mais choveu neste mês de maio em comparativo com todos os 19 municípios da região. Foram 96.8 mm de chuva, 3.8% a mais do que a média esperada no período.