UniCatólica: 19 anos de transformação e impacto social

compartilhar no:

O Centro Universitário Católica de Quixadá – Unicatólica, celebra neste dia 02 de abril, seus 19 anos de fundação. É notório a toda sociedade que, na última década, a UniCatólica avançou em modernização, excelência e estreitamento da relação com a comunidade acadêmica e civil. Mesmo na pandemia, foi perceptível identificar que a IES continuou realizando feitos, passando a emitir diplomas digitais, investindo no acervo e infraestrutura de sua Biblioteca, na revitalização do seu campus, na publicação de diversos editais de monitoria, pesquisa e bolsas de iniciação científica, para estímulo à comunidade acadêmica e o que julgamos ser uma das ações primordiais e de grande impacto acadêmico e social: a oferta de serviços gratuitos a comunidade.

Concatenada com as demandas e necessidades da população, só no ano de 2022, a Instituição ofertou em sua própria estrutura de clínicas, mais de 24 mil atendimentos gratuitos a população do Sertão Central cearense. Entre os serviços estão os atendimentos jurídicos, odontológicos, fisioterapia, psicologia, enfermagem e farmácia, o que, em números, ultrapassam mais de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) em investimentos para atender a população, firmando mais uma vez o seu compromisso como uma Instituição Socialmente Responsável, contribuindo para a transformação da realidade local.

Com uma gestão altamente participativa e com escuta ativa para as atuais demandas, a Reitoria do Centro Universitário não vem medindo esforços para a modernização de seu campus, prova disso são as inúmeras reformas e melhorias, assim como as aquisições de materiais, insumos e equipamentos para sua expansão, tornando-se a cada dia, mais moderna, interativa e sociável. Dentre os últimos feitos podemos citar a primeira etapa do novo Complexo Odontológico São João Calábria e o novo parque digital do Núcleo de Práticas Jurídicas e do Complexo Tecnológico do curso de Sistemas de Informação, ultrapassando um investimento de mais de R$ 500.000,00 (meio milhão de reais), só no primeiro trimestre de 2023.

Reconhecido nacionalmente como o Reitor mais jovem e do Brasil e exemplo de gestor inovador, Marcos James Chaves Bessa, Reitor da UniCatólica, destaca: A Unicatólica vem há 19 anos atravessando gerações alicerçada no seu compromisso com a educação superior de qualidade, respeitando alunos, familiares, colaboradores e professores, inovando em estrutura e tecnologia e sobretudo oferecendo vários serviços que impactam diretamente na saúde e na vida dos quixadaenses.

Considerada pelo Ministério da Educação (MEC) como a 2ª melhor Instituição de Ensino Superior do Estado (dentre as IES privadas sem fins lucrativos) e a primeira do interior cearense, conforme o Índice Geral de Cursos (IGC-MEC), a UniCatólica vem se solidificando a cada dia não somente pela sua qualidade de ensino, mas também pelo fator social. Desde a pandemia até os dias atuais, a Instituição já concedeu mais de 400 bolsas de estudos parciais e integrais, aos seus discentes, possibilitando com que pessoas de baixa renda possam ter acesso a Universidade.

Organizações internacionais reconheceram a excelência da instituição, como é o caso da Universidade de Harvard, que recentemente renovou a parceria com o Centro Universitário e a Universidade de Detroit, que permitiu um intercâmbio cultural, científico e social aos discentes da UniCatólica e as comunidades em vulnerabilidade na sede e zona rural de Quixadá, gerando uma enorme expectativa de, brevemente, alçarem voos para outros países da América, para replicação da ação.

Assim segue a UniCatólica, há quase duas décadas formando pessoas à luz dos valores cristãos, éticos e humanos de forma inovadora e sustentável, contribuindo para a transformação educacional e social de Quixadá e do estado do Ceará.