Polícia já derrubou 18 perfis com ameaças de ataques a escolas do Ceará; seis foram levados para a delegacia

compartilhar no:
Equipes estão fazendo rondas em frente às escolas de todo o estado (Foto: SSPDS-CE)

Seis pessoas já foram conduzidas à unidades da Polícia Civil do estado, para prestar esclarecimentos por envolvimentos em supostos esquemas de ataques e ameaças em escolas de municípios cearenses. O Revista Central apurou junto a uma fonte da segurança pública que um dos envolvidos fazia ataques anônimos a uma escola do Sertão Central.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), 18 perfis em redes sociais já foram identificados, ou seja, a Polícia descobriu quem eram as pessoas por trás das conversas e postagens onde havia supostas ameaças à estudades e unidades de ensino.

Conforme a Pasta, das seis pessoas levadas a unidades da Polícia Civil, Um deles – um adulto de 21 anos – foi preso em flagrante por armazenar pornografia infantil e é investigado por ameaçar escola. Um adolescente de 16 anos foi apreendido em flagrante por um Ato Infracional análogo ao crime de ameaça. Com relação às outras quatro pessoas – três adolescentes de 12, 14 e 15 anos e um adulto de 21 anos -, foram registrados quatro Boletins de Ocorrência. Celulares foram apreendidos. Diligências seguem em andamento.

O Revista Central apurou a informação que um dos alvos da investigaçao da Polícia fez ataques a uma escola do Sertão Central. A informação foi levantada junto a uma fonte das forças de Segurança Pública do Estado, mas se reserva ao direito de não informar qual cidade ocorreu a diligência para não reforçar o medo na população, uma vez que em depoimento, o autor teria dito que as ameaças eram apenas brincadeira.

Ações do estado

A resposta da SSPDS-CE ocorre depois que alunos foram mortos e outros ameaçados, em atentados contra escolas do Brasil. Desde então, pelos quatro cantos do estado, uma onda de medo e pânico passou a tomar conta dos pais de alunos, que agora se vêem temerosos em deixar os filhos frequentar as salas de aula.

De forma preventiva, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) atua realizando rondas e paradas de viaturas em pontos-bases na frente de escolas públicas e privadas e vêm mantendo conversas de aproximação com diretores e responsáveis por unidades de ensino. As equipes de serviço também realizam visitas nas instituições escolares durante os turnos que ocorrem as aulas. A ação tem como objetivo evitar ocorrências relacionadas a supostas ameaças.