Açudes do Ceará estão com o maior volume dos últimos 10 anos

compartilhar no:
Açude Acarape do Meio localizado em Redenção está com 100% de sua capacidade. — Foto: Michel Nojosa

Os reservatórios do Ceará estão com o maior volume desde 2013, de acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). O volume global de todos os açudes monitorados pela companhia está atualmente em 34,24%, o melhor volume computado nos últimos 10 anos.

As bacias do estado com maior volume são a do Coreaú (89%); Litoral (85%) e Acaraú (71%). A bacia com pior volume é do Banabuiú, com 12,4%. Nesta bacia está localizado o Açude Banabuiú que no momento se encontra com apenas 11,04%.

Com as chuvas dos últimos dias, mais seis reservatórios no Ceará atingiram 100% da sua capacidade. Sangraram o Pesqueiro, em Capistrano, na Grande Fortaleza, Santo Antônio de Aracatiaçu e Patos, em Sobral, na Região Norte e o Gangorra, no município de Granja, também na Região Norte. Como também o Jenipapo e Gerardo Atimbone, ambos localizados na Bacia do Litoral.

Ao todo, 32 açudes monitorados pela Cogerh atingiram a capacidade máxima. Atualmente, o estado tem 42 açudes com volume acima de 90% e 60 reservatórios com volume inferior a 30%.

O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 20,87% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 48,18%.

Confira a lista dos 32 açudes com capacidade máxima:

Gameleira
Cachoeira
São Vicente
Aracoiaba
Acarape do Meio
Rosário
Caldeirões
Tijuquinha
Germinal
Altoneira
Itapajé
São Pedro Timbaúba
Itaúna
Itapebussu
Valério
Sobral
Pesqueiro
Acaraú Mirim
Quandu
Junco
Poço Verde
São José I
Mundaú
Arrebita
Tucunduba
Frios
Pesqueiro
Santo Antônio de Aracatiaçu
Patos
Gangorra
Jenipapo
Gerardo Atimbone