Operação Carnaval 2023 terá quase 6 mil policiais reforçando segurança em 124 municípios

compartilhar no:
Nas estradas e nos municípios policiamento e segurança será reforçado (foto: divulgação SSPDS)

Quase 7 mil oficiais da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), farão parte da Operação Carnaval, que começa nesta sexta-feira (17). Todas as regiões do estado serão contempladas com ações de segurança, além do monitoramento e salvamento de banhistas no litoral.

Ao todo, são 5.428 policiais militares, 313 policiais civis, 660 bombeiros militares, 140 profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e 302 servidores da SSPDS farão parte da operação, totalizando 6.839 homens e mulheres das Forças de Segurança do Ceará.

Os trabalhos da Operação começarão às 18 horas de sexta-feira e se estenderão até as 6 horas de Quarta-Feira de Cinzas (22). O Revista Central procurou a SSPDS-CE para saber quantos policiais foram designados para atuar na região do Sertão Central, mas a pasta disse que não detalha a quantidade de efetivo por área, por uma estratégia de segurança.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) contará, diariamente, com 5.428 policiais militares atuando no Estado. Haverá reforço em 124 municípios cearenses. Parte desse efetivo é do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), que vai monitorar as rodovias cearenses 24 horas por dia, com apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). Quinhentos policiais do BPRE e 285 agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) atuarão para evitar acidentes nas CEs.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) vai complementar o efetivo para atender ocorrências relacionadas ao resgate e ao salvamento de pessoas, com foco no trabalho de guarda-vidas em praias, lagoas e açudes e no serviço de busca e salvamento. Ao todo, 660 militares da corporação atuarão durante cada um dos dias da folia.

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) atuará com 44 servidores durante o feriado de Carnaval. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), com seus núcleos em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral terão 246 profissionais para atender as ocorrências de emergências.

Todas as Delegacias Regionais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) funcionarão em regime de plantão. Em São Benedito, Paracuru e Guaramiranga funcionarão as Delegacias Municipais. Os núcleos da Perícia Forense na Capital e em Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Quixeramobim, Iguatu, Tauá e Russas atuarão com efetivo diário de 140 servidores.