Morre Benedita Oliveira, enfermeira e ex-secretária de saúde de Quixadá

compartilhar no:
Profissional de saúde desde 1994, Benedita Oliveira faleceu vítima de um câncer (Foto: arquivo pessoal)

Quixadá: Morreu na tarde desta terça-feira (28), a enfermeira, docente e ex-secretária de saúde de Quixadá, Benedita Oliveira. A informação foi confirmada pela sobrinha dela, a nutricionista Denia Oliveira, através de uma mensagem restrita a amigos próximos nas redes sociais. Denia viveu ao lado de Benedita por longos anos, e as duas possuiam uma relação de maternidade.

O Revista Central apurou que Benedita tratava um câncer no fígado, descoberto desde o final do ano passado. Desde o último fim de semana a profissional de saúde estava internada em Fortaleza em um hospital privado, mas devido a agressividade da doença, não resistiu e faleceu esta tarde. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.

Conhecimento e capacidade técnica

Benedita Oliveira era formada em enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Gerenciamento de Sistemas Locais de Saúde pela Escola de Saúde Pública (ESP) e Especialista em Controle de Infecção pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1994 era funcionária da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Trabalhou como secretária de saúde em municípios como Araripe e Campos Sales e respondeu pela Coordenadoria Regional de Saúde (antiga Cres, hoje chamada de área descentralizada de saúde) do Sertão Central. Foi professora do curso de enfermagem do Centro Universitário Católica de Quixadá.

Em 2021 assumiu aquele que, provavelmente, foi seu maior desafio: a secretaria de saúde de Quixadá em meio a pandemia da Covid-19, no primeiro ano da gestão do atual prefeito Ricardo Silveira. E mesmo em um período crítico e adverso, a saúde quixadaense sob o comando de Benedita Oliveira passou por momentos importantes.

Era ela quem estava na pasta quando o município abriu os primeiros leitos de UTI de sua história. Foi com Benedita na saúde que a reforma da unidade básica de saúde da comunidade de Jatobá se tornou realidade, e também foi neste mesmo período que criaram o mutirão de cirurgias de catarata, que acabou se convertendo em um programa fixo da saúde quixadaense, entre outras ações.

Em um de seus últimos compromissos como secretária de saúde em Quixadá, ao lado do prefeito Ricardo Silveira (Foto: arquivo pessoal)

Alvo de críticas e de crises

Benedita teve seu nome posto em xeque dentro de um jogo político, feito pela gestão e os defensores petistas do ex-prefeito Ilário Marques. Mesmo quando ainda sequer possuía a caneta de secretária, foi duramente criticadas porque foi o último nome escolhido por Ricardo Silveira para compor o seu secretariado.

Na pandemia da Covid-19, quando o mundo passava por um momento em que até mesmo médicos e infectologistas jamais tinham visto antes, a gerência da saúde quixadaense e seu nome foram por diversas vezes criticados no rádio, e seu trabalho amplamente questionado para promover um discurso de que a saúde de Quixadá estava um caos

Quando a vacinação contra o coronavírus ainda engatinhava e as doses eram poucas, Benedita teve que gerenciar uma verdadeira crise que se formou por populares que reivindicavam o direito a se vacinarem, mesmo sem que estivesse àquela época dentro dos grupos prioritários.

Benedita, de verde, acompanha vacinação em drive trhu em Quixadá (Foto: arquivo pessoal)

Foi diversas vezes à Câmara de Vereadores prestar contas da programação de vacinação e suportou a pressão do Ministério Público que, àquela altura, com a vacinação ainda começando, cobrava diariamente a atualização dos nomes, um por um, de quem havia tomado uma dose da vacina, como forma de garantir que ninguém por baixo dos panos, estaria se vacinando sem que fosse do grupo prioritário.

Retorno a Sesa

Em janeiro de 2022 ela foi oficialmente desligada do cargo em Quixadá e voltou para a Sesa, onde trabalhava com Educação em Saúde.

No dia quatro de janeiro do ano passado, a Prefeitura de Quixadá lembrou da garra de Benedita e fez um agradecimento público a ela. “Nosso agradecimento a ela e a toda a equipe que ajudou a fazer a saúde de Quixadá. Que Deus a abençoe, garantindo muita saúde, paz e sucesso nos caminhos que trilhar”.

Ricardo Silveira postou uma nota de pesar nas redes sociais onde agradeceu o trabalho da ex-secretária realizada em prol dos quixadaenses. “Tenha certeza que seu trabalho e legado jamais serão apagados de nossa história”.