Luto no telejornalismo do Brasil: morre, aos 73 anos, a jornalista Glória Maria

compartilhar no:
Glória Maria era um ícone do telejornalismo do Brasil (Foto: Ramón Vasconcelos/Globo/ Divulgação)

Morreu nesta quinta-feira (2), a jornalista de TV Glória Maria, aos 73 anos. A TV Globo, sua primeira e única casa desde o início de sua carreira, confirmou a morte da jornalista através de uma nota. “É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria”.

A TV Globo não confirmou ainda a causa da morte de Glória Maria, mas detalhou na nota divulgada à imprensa, que desde 2019 ela vinha tratando um câncer de pulmão. O diagnótico foi “tratado com sucesso com imunoterapia. Sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia, também com êxito inicialmente”, diz a nota.

Nos últimos meses a jornalista foi afastada do Globo Repórter, onde trabalhava atualmente, porque havia começado uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais, mas o tratamento “deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio”, confirmou a TV Globo.

Com um estilo próprio, Glória fez telejornalismo por mais de cinco décadas, criando um jeito peculiar de contar histórias na frente das câmeras, e que se tornaria referência para muitos no jornalismo brasileiro.

Seu principal destaque foram as reportagens que fez por vários países, mais de 100 lugares visitados para fazer matérias para a Globo no Fantástico, onde trabalhou de 1986, passando a ser apresentadora em 1998 e ficando até 2007.

Mas ela foi a protagonista de outros marcos na história do telejornalismo, como a primeira entrada ao vivo em um jornal. Foi ela a autora da proeza, em 1971 para o Jornal Nacional. Sete anos depois, foi a repórter da primeira reportagem a cores na TV. Em 2007, quando entrou para o Globo Repórter, também fez a primeira reportagem em HD para a televisão brasileira.

Glória é formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e deixa duas filhas, Maria e Laura.