Varíola dos macacos: Pedra Branca foi município da região que mais teve casos notificados em 2022

compartilhar no:
Centro do município de Pedra Branca; caso na cidade são monitorados pela secretaria de saúde do município (Foto: divulgação)

Região Central: Depois da Covid-19 que alterou a rotina de todo o planeta, um outro vírus veio à tona em 2022 e assustou os cearenses: o Monkeypox que se popularizou com o nome de varíola dos macacos. O Ceará termina 2022 controlando o surto, mas é o quarto entre todos os estados do Brasil que mais confirmaram casos.

Conforme os dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), desde o primeiro caso confirmado no Ceará no dia 29 de junho foram 2.017 notificações de moneypox. Deste total 579 foram confirmados e outros 1.197 estão descartados.

Tantas confirmações assim colocaram o Ceará entre o ranking dos estados que mais tiveram pacientes com a doença. É o quarto lugar, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. É também o estado que mais confirmou casos entre todos do Nordeste, de acordo com um balanço do Ministério da Saúde.

No Sertão Central foram notificados casos em 16 municípios, mas apenas quatro tiveram pacientes confirmados com a doença: Choró, Quixeramobim e Pedra Branca tiveram dois casos cada. Caridade teve uma confirmação.

Ceará teve surto de casos no ano que terminou (Crédito da imagem: CDC / Brian W. J. Mahy)

Entre os municípios da região Pedra Branca foi o que apresentou mais notificações e também o que mais teve casos descartados: foram 12 registros sendo nove negativos. Um não foi sequer classificado. Quixadá teve ao longo de 2023 seis notificações e todas deram resultado falso para a monkeypox. Boa Viagem teve sete notificações, dois não classificáveis e outros cinco descartados.

Em Milhã os cinco casos notificados pela Secretaria de Saúde do município foram descartados. Canindé, Piquet Carneiro e Senador Pompeu tiveram dois casos notificados cada, e todos deram resultado negativo. Outros sete municípios notificaram apenas um caso e descartaram em seguida: Banabuiú, Caridade, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Mombaça e Solonópole.

Madalena, Paramoti e Itatira não registraram sequer suspeitos da varíola dos macacos e não tiveram notificações.