Profetas da Chuva divergem, mas maioria aposta em bom inverno para 2023

compartilhar no:
Encontro aconteceu no IFCE; profetas não são unânimes mas afirmam em geral que teremos chuvas em 2023 (Foto: Márcio Guedes/Prfeitura de Quixadá)

Quixadá: A previsão do clima é atividade enraizada na cultura cearense e de outros estados do Nordeste. Na cidade de Quixadá, na região do Sertão Central do Ceará, ocorre, desde 1997, o Encontro Anual dos Profetas Populares do Sertão Central, cada segundo sábado do mês de janeiro. Este ano, embora sem uma unanimidade, os profetas visualizam a chance de um bom inverno. O evento reiuniu dezenas de profetas e profetisas no IFCE de Quixadá.

Os profetas da chuva são homens e mulheres da zona rural da Região Nordeste do Brasil que elaboram previsões de tempo e de clima a partir de observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes, dentre outros métodos tradicionais de previsão.

Profeta Josué Viana crivou até data para o início das chuvas, conforme suas previsões (Foto: Márcio Guedes/Pref. de Quixadá)

Alguns profetas baseiam-se em sonhos e até mesmo em rituais religiosos que misturam crenças indígenas e outras formas de conhecimento. As previsões são, em geral, produzidas antes e durante a estação chuvosa, que ocorre em diferentes momentos para cada região do sertão semiárido.

O que eles disseram?

Lourdinha Leite, uma das mais antigas profetizas de Quixadá, afirma que 2023 será de bom inverno. “Vamos ter um bom inverno, vamos ter fartura para o sertanejo. Se Deus quiser e Nossa Senhora, o que estamos dizendo qui vai ser realizado”, confirmou. Como ela sabe disso? Entre outros, observando as fases da lua nova. “saiu mutio bonita, a lua saiu na lagoa”.

O profeta Renato Lino da região de Tapuiará, ponderou que a “quadra chuvosa vai ser rasoável”. Com a humildade de reconhecer que suas experiências podem não conferir 100% de resultado, ele afirma que observou o pau darco e o campina.

Antônio Josué Viana, um dos mais antigos profetas da chuva de Quixadá, afirma com base nas observações na natureza e dos astros, que 2023 terá bom inverno. E foi ainda mais preciso ao mostrar até fotos de como o tempo deverá se comportar. “A partir do dia 18 de fevereiro vai ter um começo do inverno de dentro do Ceará e dentro do ceará vai sr geral”.

Mas houve ressalvas nas previssões, como as do profeta Salatiel, de Quixadá. Reconhecerod o poder da natureza, ele pediu para o agricultor ter cuidado com a terra, e disse: “O Joõa-de-barro está indicando que a região norte do estado vai ser mais pesada do que o Sertao Central. A natureza me diz que só até abril e comecim de maio que tem chuva”.

Alguns profetas baseiam-se em sonhos e até mesmo em rituais religiosos que misturam crenças indígenas e outras formas de conhecimento (Foto: Secult/Divulgação)

De Choró, o profeta Francisco Sales, de 76 anos, foi categórico: “inverno esse ano não tem não”. Ele explicou que em 2022, no mesmo dia em que ocorreu a edição do encontro, ele estava já preparando a terra, como sinal de boas chuvas que o tempo fornecia.

O encontro

Considerado o maior encontro desse gênero no País, o Encontro dos Profetas da Chuva marca o início do calendário de eventos da cultura cearense no Sertão Central e se destaca como um dos mais importantes instrumentos de manutenção desses conhecimentos tradicionais, passados de geração em geração.

O Encontro promove um saber que vem da mais completa interação do homem com seu meio ambiente e sua capacidade de observação, que nasce do convívio diário em meio à natureza. O resultado dessa experiência vem da maneira como cada profeta sente e entende o que a natureza tem pra dizer através da sua relação de pertencimento com a terra.