
O ano de 2022 terminou com um aumento de 87% no número de raios, em relação ao ano anterior de 2021. Foram ao todo, em todo o estado, 183.428 descargas elétricas. Os números foram confirmados pelo Sistema de Monitoramento da Enel.
Para se ter uma ideia, em 2021 a Enel contabilizou 97.700 raios no Ceará. Ano passado foram quase 86 mil raios a mais na conta, o que elevou os riscos de acidentes e de choques provocados pelo fenômeno.
Ainda de acordo com a Enel os municípios mais atingidos por descargas atmosféricas foram: Granja (10.637), Santa Quitéria (5.406), Morada Nova (4.717), Crateús (3.803) e Ipueiras (3.661). Fevereiro foi o mês com a maior observância dos raios.
Esse cenário não se restringe apenas ao Ceará, é algo observado no Brasil como um todo. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo.
Nos últimos cinco anos, o número de raios registrados no Brasil tem aumentado de maneira constante. Tantos raios assim, fazem aumentar os riscos de acidentes e mortes. São cerca de 100 pessoas que morrem por ano por conta de raios.
A empresa alerta que os raios são muito perigosos, podem causar lesões e até serem fatais. Por mais que as chances de atingir uma pessoa sejam pequenas, é importante sempre estar atento.
Nem sempre as mortes e ferimentos estão associados às descargas diretamente em uma pessoa. Os danos podem ser causados por efeitos indiretos, como a queda de um raio próximo ao local onde a vítima esteja.