Jaguaribe registra maiores temperaturas do Brasil, neste início de 2023

compartilhar no:
Jaguaribe, na região do Vale, registrou mais de 39 graus nos dias 2 e 3 de janeiro (Foto: Wikipedia)

Você acha Quixadá quente? Pois experiente ir a Jaguaribe, na região do vale. O ano mal começou e a cidade já registrou por dois dos cinco primeiros dias de 2023, as temperaturas mais altas do Brasil.

Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e foram computados pelo jornal Diário do Nordeste. Jaguaribe nos últimos dias 2 e 3 de janeiro chegou a marca de 38,9° graus nos termômetros. Nenhum outro município dos 5.565 que existem no país, registraram temperatura tão alta.

As regiões do vale jaguaribano são, geralmente, as que costumam registrar as mais altas temperaturas. Em 2019 por exemplo, Jaguaribe voltou a ser notícia depois de marcar infernais 40,5° Graus, conforme os dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Isso no termômetro, fora a sensação térmica.

Quando o sol fica muito quente, além dos riscos mais comuns como chances de queimaduras e danos à pele por grandes períodos de exposição aos raios solares, existe ainda o fator umidade relativa do ar, aquela sensação de boca seca e nariz congelando.

A boa notícia é que, se os bons tempos reinarem em 2023, já, já esse solzão dá uma trégua para que as chuvas entrem em ação e animem o sertanejo cearense. Além de trazer alento para quem espera pela água para garantir o pasto, o rebanho e a agricultura, as chuvas servem para arrefecer as altas temperaturas.