Funceme aponta 50% de chances de chuvas acima da média no Ceará em fevereiro, março e abril de 2023

compartilhar no:
Previsão do órgão mostra tendência favorável às chuvas no período (Foto: reprodução/Funceme)

O Ceará tem 50% de chances de ter chuvas acima da média, nos meses de fevereiro, março e abril. As informações foram divulgadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O balanço para o trimestre elaborado pelo órgão de meteorologia cearense aponta ainda que o estado tem 40% de chances de ter chuvas dentro da média e apenas 10% de chances de chuvas abaixo da média.

As informações consolidadas no prognostico de 2023 foram divulgadas na manhã desta sexta-feira (20), pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins. Em outras palavras os dados da Funceme apontam que o período de chuvas no Ceará tem 50% de chances de ser superior ao volume que normalmente se espera para o trimestre.

Para não causar um equívoco na interpretação dos número, Eduardo Sávio foi enfático ao explicar que não significa que o Ceará terá 50% de chuvas acima da média, mas sim, que suas chances de ter chuvas em um volume acima do que normalmente é esperado para os meses de fevereiro a abril, são 50% maiores.

A Funceme afirmou ter se baseado em estudos atmosféricos e também oceânicos, para assegurar as chances de chuva no prognóstico. Um dos fenômenos observados que devem favorecer a tendência às chuvas é o La Ñina, que causa o resfriamento das águas superficiais de partes central e leste do Pacífico Equatorial. Essa baixa na temperatura dessa região do oceano causa chuva em várias partes do globo, inclusive no Nordeste.

Eduardo Sávio considerou como forte as chances de presença do La Ñina nessa região do Pacífico, o que deverá impactar nas chuvas no Ceará e no nordeste como um todo. Mas ele chamou a atenção para detalhes importantes, como a tendência de o fenômeno oposto, o El Ñino, que causa a diminuição nas chuvas, apareça a partir de setembro deste ano, devendo impactar nas chuvas de 2024.

As informações sobre as chuvas deverá ser utilizadas em ações junto a outros órgãos importantes, como a Cogerh que realiza o monitoramento dos açudes cearenses, e as Defesa Civil estadual e dos municípios, onde se observa chances de chuvas em grande quantidades, para evitar transtornos e problemas.