Projeto da UFC de Quixadá que beneficia garis conquista 1º lugar na etapa regional do Ceará Científico

compartilhar no:
Campi da Universidade Federal do Ceará, em Quixadá. Foto: divulgação

O projeto Tecnologia como Ferramenta de Promoção Humana dos Garis de Quixadá: o CEJA como Responsabilidade Social conquistou o primeiro lugar na etapa regional do prêmio Ceará Científico, da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

O projeto, executado pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) João Ricardo da Silveira, foi realizado em parceria com o Núcleo de Inovação (INOVE) do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá, que atuou nas áreas de educação e tecnologia através do curso Informática Simples, atividade cadastrada na Pró-Reitoria de Extensão da UFC.

Tecnologia como Ferramenta de Promoção Humana dos Garis de Quixadá: o CEJA como Responsabilidade Social concorreu com outros 18 de diversas cidades que compõem a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) 12. Nesta quarta-feira (7) terá início a etapa estadual, quando o projeto irá concorrer com outros 20 do CREDEs do Ceará. “Nossas perspectivas são as melhores, acreditamos no potencial de nosso projeto, bem como na possibilidade de replicação da ideia em nível estadual. Acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta com excelente potencial de inclusão e humanização”, afirma o Prof. Jeferson Kenedy, do Campus da UFC em Quixadá, coordenador do curso de extensão Informática Simples.

Ele explica que o projeto Tecnologia como Ferramenta de Promoção Humana dos Garis de Quixadá: o CEJA como Responsabilidade Social começou em 2019 numa iniciativa do CEJA João Ricardo da Silveira, como parte das atividades do projeto da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) Minha Escola é da Comunidade. Mas a parceria com a UFC foi estabelecida em 2022, com a formalização e execução do curso Informática Simples, com o objetivo de oferecer aos garis de Quixadá e a seus familiares um curso de informática com conteúdo voltado ao dia a dia desse público.

No total, o projeto Tecnologia como Ferramenta de Promoção Humana dos Garis de Quixadá: o CEJA como Responsabilidade Social contemplou 55 trabalhadores, sendo que o curso Informática Simples, contou com 11 participantes, sendo dois garis e nove filhos de garis. As aulas foram realizadas nas dependências do CEJA de Quixadá, nos meses de outubro e novembro de 2022.

Os servidores do Campus da UFC de Quixadá envolvidos no projeto premiado são o Prof. Jeferson Kenedy Morais Vieira e a coordenadora do INOVE, Maria Simone Mendes Nunes, além dos alunos Antonio Kaio Elias Portela, Francisco Wanderson Nascimento (ambos do Curso de Engenharia de Software) e Antonio Elivelton Moura da Silva (do Curso de Ciência da Computação). Por parte do CEJA de Quixadá estão o Prof. Moisés Rocha Farias, coordenador; Ricardo Santos da Silva, como coorientador, e os alunos Enaura Rodrigues Cavalcante de Sousa e Thiago Oliveira Sales.