Parceria da Prefeitura de Banabuiú e Sebrae engaja mais de 1.000 alunos em feira de empreendedorismo

compartilhar no:
Alunos se concentraram na principal avenida da cidade (Foto: Rafael Fernandes)

Região Central: Cerca de 1.000 alunos da rede municipal de ensino de Banabuiú, participaram da primeira feira do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), em uma iniciativa inédita do Sebrae com a Prefeitura. A iniciativa reforça o estímulo ao empreendedorismo por meio de ações extra curriculares nas escolas.

Através do JEEP o Sebrae trabalha junto aos municípios que aderem ao programa, a educação empreendedora no ensino fundamental, como forma de incentivar os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade. A ideia é que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

Durante o ano letivo, os estudantes de Banabuiú tiveram aulas de empreendedorismo, onde cada série focava em um aspecto diferente. Gastronomia, Sustentabilidade, Robótica, dentre outros temas foram abordados, apresentado e comercializado em seus stands em forma de produtos como itens sustentáveis, plantas e ervas medicinais e comidas regionais.

A adesão do Governo Municipal ao JEEP inundou a principal avenida de Banabuiú de alunos das 12 escolas do município. Em seu primeiro ano aderindo ao programa, a Secretaria de Educação de Banabuiú realizou a culminância com 44 stands, com estudantes de 5º ao 9º ano.

Durante o evento, a Secretária de Educação, Imaculada Silveira, reforçou a importância da parceria com o Sebrae e do estímulo ao empreendedorismo desde os anos iniciais da educação. O Prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, mostrou grande satisfação com o envolvimento de tantos jovens com o programa e ressaltou que o município precisa de ações como essa para que ocorra o desenvolvimento.

“É com o empreendedorismo que conseguimos desenvolver nosso município. Estes jovens que hoje estão vendendo seus alimentos, artesanatos, dentre outras coisas, amanhã podem ser grandes comerciantes”, disse o Prefeito.