Município do Ceará terá novas eleições após morte de dois prefeitos em menos de dois anos

compartilhar no:
Município de Palhano perdeu o prefeito e o vice que morreram por problemas de saúde (Foto: Reprodução)

Depois da morte de dois prefeitos em um intervalo de dois anos, a cidade de Palhano, no interior do Ceará, terá uma nova eleição para prefeito. Os moradores do município vão voltar às urnas no próximo dia 5 de fevereiro de 2023. A data foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

De acordo com o TRE-CE, a eleição suplementar orienta que os eleitos na eleição suplementar assumem o cargo até 31 de dezembro de 2024. Estarão aptos a votar na suplementar eleitoras e eleitores regularmente inscritos até 4 de maio de 2022, quando ocorreu o fechamento do Cadastro Eleitoral para as Eleições Gerais de 2022.

A dupla vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito de Palhano ocorreu em decorrência do falecimento primeiramente do prefeito Ivanildo Nunes da Silva, em 3 de abril de 2021. Após, em 1º de dezembro passado, faleceu o vice-prefeito Francisco Erisson Ferreira, que já atuava como titular da Prefeitura desde a morte do antecessor.

Ivanildo Nunes foi um dos prefeitos cearenses mortos pela Covid-19. Ele tinha 43 anos e não resistiu às complicações causadas pelo vírus. Com seu falecimento, Chico do Joaquinzinho, que era seu vice, assumiu o cargo, mas faleceu na semana passada, depois de sentir fortes dores na cabeça e em seguida sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O comando do Executivo, após a morte do prefeito Chico do Joaquizinho, está nas mãos da presidente da Câmara de Vereadores, Joelma Xavier de Oliveira.