Quixadá, Quixeramobim e outras 42 cidades apresentam risco muito grave de infecção por Covid-19

compartilhar no:
Dados com a análise dos riscos é feita pela Escola de Saúde Pública (Foto: Cleyton de Paula/PMQ)

Região Central: Um total de 44 cidades do Ceará possuem, atualmente, risco muito grave de infecção para Covid-19. Entre os municípios listados estão Quixadá e Quixeramobim, as duas mais expressivas e populosas cidades da região Central. Os dados são da Escola de Saúde Pública (ESP) do Ceará e foram divulgados pelo jornal Diário do Nordeste.

A compilação dos dados e o cenário epidemiológico em cada município é feito pelo Centro de Inteligência em Saúde do Estado (CISEC), que pertence à ESP. Ao todo, 79 municípios cearenses apresentam risco moderado ou grave para a Covid-19. Destes 79, 44 estão classificados em risco muito grave. Os outros 107 municípios do Ceará apresentam situação de estabilidade.

Do total de municípios que estão classificados no ponto mais grave da escala, estão cinco municípios do Sertão Central: Quixadá e Quixeramobim, as cidades mais populosas, figuram na lista. Também compõem o quadro os municipios de Paramoti, Pedra Branca e Choró.

Nestes municípios o Cisec pontua que pode haver “forte indício de novo período epidêmico, como um novo micro surto, ou mesmo como parte de uma nova onda estadual, a conferir pela evolução temporal”.

Do total das 79 cidades em situação de risco, as demais 35 estão em situação moderada. Antes, elas estavam enquadradas com risco grave, mas voltaram ao patamar moderado. Na relação constam três municípios da região: Boa Viagem, Canindé e Madalena.

O Centro de Inteligência busca informar o crescimento da curva epidêmica no Estado, levando em consideração duas médias de casos: a do intervalo entre a primeira e a segunda onda e a dos últimos 5 dias.