Jogo “Quixadá Discovery: O Mistério dos Óculos” será lançado dia oito de dezembro

compartilhar no:
O “Mistério dos Óculos” está em fase final de produção e será lançado dia 08 de dezembro de 2022. Foto: reprodução 

Dia 08 de dezembro Jarr Tecnologia em parceria com Casa de Saberes Cego Aderaldo fazem o lançamento do jogo “Quixadá Discovery: O Mistério dos Óculos” em comemoração ao aniversário de 5 anos da Casa de Saberes, equipamento cultural do Governo do Estado e escritório regional da Secult no Sertão Central, gerido pelo Instituto Dragão do Mar sob a coordenação de Michelle Maciel.

A ideia do jogo surgiu há oito anos, quando os professores Ronaldo Soares e Cícero de Freitas resolveram criar um jogo virtual, com características tipicamente locais. O lugar escolhido foi a terra dos monólitos, cenário que tem forte expressão cultural. Conhecida pelos esportes e eventos artísticos, Quixadá é o palco aonde o jogo apresenta sua diversão. Muitas pessoas ainda não conhecem o interessante espaço em um pequeno chalé, encravado sobre um desses monólitos, no Centro da cidade, o Memorial Rachel de Queiroz, e pelo game muitos despertam o interesse em visitar o equipamento cultural de forma física.

No game, baseado em fatos reais, que recebe o título “Quixadá Discovery: O mistério dos óculos”, o desafio é encontrar os óculos da escritora, furtado em janeiro de 2013 da sua estátua, na Praça da Cultura, na época motivo de polêmica na cidade. O jogador incorpora um detetive virtual e passa a caminhar até o Memorial Rachel de Queiroz, um espaço cultural criado especificamente para homenageá-la. A estátua fica ao lado do Memorial. Os óculos na vida real apareceram, mas o desafio de encontrá-los durante o jogo continua.

Pelos cenários é possível passear por dentro do Chalé da Pedra, uma exótica edificação erguida sobre um dos monólitos da cidade, onde o Memorial foi montado. Através do jogo o equipamento fica acessível virtualmente a qualquer hora, basta um clique e qualquer pessoa pode conhecer parte da história da primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.

O jogador ao adentrar no espaço de homenagem à escritora, encontrará algumas informações sobre sua história e algumas imagens que remetem suas obras literárias. Em cada objeto do seu relicário pessoal, como a máquina de datilografar preferida, a mesa onde escrevia suas crônicas, é possível observar informações que falam sobre um tempo e representam contextos históricos da memória que envolve a literatura, a história e o patrimônio cultural da cidade e da própria Rachel de Queiroz. Para conhecer muitas outras surpresas é necessário, entretanto, mergulhar nos caminhos que jogo virtual oferece.

A tecnologia diante dos seus desafios se coloca como instrumento de acessibilidade pois para muitos, os 38 degraus até a porta do Memorial, torna-se um empecilho para quem tem dificuldade de chegar até lá. O imóvel também tem limites espaciais e acaba se tornando um equipamento para visitação coletiva com estrutura limitada. O jogo torna a visita possível, como ocorre com quem quer conhecer o Museu do Louvre e não tem dinheiro para viajar até a França, ressaltam os criadores, pois o jogo poderá ser baixado gratuitamente pela internet a partir de janeiro de 2023.

Na versão finalizada, a Casa de Saberes Cego Aderaldo será mais um equipamento cultural acessível no jogo aonde estará disponível a exposição do maior cantador nordestino e ícone da cultural popular, Cego Aderaldo. Para os idealizadores, os desafios do game gira também em torno da oportunidade ao público de conhecer melhor a história da renomada escritora quixadaense, a Fundação Cultural Rachel de Queiroz, a Casa de Saberes Cego Aderaldo, assim como os espaços centrais da cidade e com isso fomentar a leitura bem como a valorização do patrimônio cultural e histórico da cidade de Quixadá.

Um bom jogador precisa sempre reconhecer todo o terreno à sua volta. Quem acaba entrando nos equipamentos culturais encontram nesses ambientes, podendo apreciar, obras plásticas de alguns dos pintores da nossa região, como do Waldizar Viana, do fotógrafo Emílio Marrul e do Ronaldo Soares, um talento em multilinguagens.

O “Mistério dos Óculos” está em fase final de produção e será lançado dia 08 de dezembro de 2022, na semana de comemoração do Aniversário da Casa dos Saberes Cego Aderaldo. O projeto visa ter permante atualização e com o tempo adentrar no metaverso como forma de construir as cidades virtuais e avançar com esse projeto mostrando a diversidade que cada cidade tem a nos revelar.

Nesse momento os autores se dão por satisfeitos em finalizar o game e distribuí-lo nas escolas e na internet de forma gratuita. Em janeiro será disponibilizado em plataforma de games para todos os públicos.

Os idealizadores garantem que tem capacidade de produzir games tão bons quanto os norte-americanos e japoneses, detentores do mercado mundial caso tenha investimento e fomento. Nesse jogo a ideia é criar uma ferramenta de incentivo pedagógico com finalidade cultural e turística, contudo podem desenvolver aplicativos e jogos que sejam voltados para diversas áreas e finalidades.

O mesmo modelo pode ser aplicado nos museus das cidades e até nas escolas, repartições públicas, empresas e outros equipamentos. Depende apenas do interesse do contratante. “Quem sabe, um dia Quixadá se torne referência nacional nessa área”, completa Ronaldo Soares.