Hospital Regional do Sertão Central é certificado como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil

compartilhar no:
Sede do HRSC, em Quixeramobim: em 2022 reconhecida como a 9ª melhor unidade pública de saúde do Brasil (Foto: Divulgação/HRSC)

Região Central: O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) em Quixeramobim, foi reconhecido como um dos dez melhores hospitais do Brasil, em uma premiação inédita do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Instituto Ética Saúde (IES).

Na premiação o HRSC ficou em 9º lugar entre os dez melhores do ranking. Empatado na mesma colocação ficou o Hospital Regional Norte (HRN) em Sobral. O Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara (HGWA), localizado em Fortaleza, foi eleito o segundo melhor hospital público do Brasil. O Hospital Regional do Cariri (HRC) figurou na 14ª colocação. Todos integram a rede da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e estão sob gestão do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Conforme o DataSUS, plataforma do Ministério da Saúde, o Brasil possui 6.375 hospitais, sendo 2.645 públicos. Das 40 unidades mais bem avaliadas, cinco são do Nordeste. Dessas, quatro são cearenses. Ao todo, 40 unidades espalhadas por todo o Brasil, foram reconhecidas em evento esta semana em Brasília, como os melhores hospitais públicos do País em 2022

O diretor-geral do HRSC, Cristiano Rabelo, considerou como “honra e emoção” a colocação entre os nove melhores do Brasil, dividindo a posição com o HRN. Diretor-geral do equipamento situado em Sobral, Daniel Hardy enfatizou a importância da unidade na cobertura assistencial de 55 municípios da região. “É um misto de prazer, orgulho, alegria e satisfação estar entre os melhores públicos do Brasil”, complementa Demostênia Coelho, diretora-geral do HRC.

De acordo com o titular da Sesa, Carlos Hilton Soares, o resultado confirma a qualidade da gestão pública estadual na assistência em saúde. “A atuação do Ceará na saúde pública vem se consolidando no País, sempre buscando colocar o cidadão no centro do cuidado, com atendimento humanizado”, afirma.

Certificações comprovam a qualidade dos serviços prestados pelos equipamentos da Rede Sesa. HGWA, HRN e HRC são acreditados com excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Já o HRSC é acreditado internacionalmente em Nível Ótimo pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), sendo o primeiro hospital público da América Latina com o reconhecimento.