Quixadá é reconhecido pela 1ª vez com Selo Verde por práticas sustentáveis e preservação do meio ambiente

compartilhar no:
Premiação é um reconhecimento aos municípios cearenses feito pela Sema (Foto: Reprodução)

Quixadá: Pela primeira vez, o município de Quixadá foi agraciado com a Certificação Selo Verde, garantida pea Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado, aos municípios que melhor se destacam na adoção de medidas que preveem a preservação e a manutenção da qualidade com o meio ambiente.

A certificação ambiental Selo Município Verde foi entregue na manhã desta quarta-feira (9), Em solenidade que ocorreu no Parque Estadual Botânico, em Caucaia. O evento teve o apoio da Cagece. Alcântaras, Mucambo, Quixadá e Saboeiro são municípios que foram agraciados pela 1ª vez.

125 municípios se inscreveram nesta 14ª Edição, que foram analisados e avaliados pela Comissão Técnica, dentre os quais 26 foram classificados e enquadrados, segundo o intervalo do Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA), nas categorias B e C.

A categoria B indica que o município está caminhando para uma Gestão Ambiental adequada, com alguns problemas a superar. A categoria C indica que o município tende a melhorar, pois já possui um canal para a implantação de uma política ambiental que garanta o seu desenvolvimento sustentável. Quixadá foi listado entre os municípios na categoria C.

O Selo Verde é um instrumento da gestão pública estadual que identifica, a cada dois anos, os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados possíveis na salvaguarda ambiental, atendendo a critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

Com o intuito de garantir a credibilidade e transparência, todo o processo de implantação, funcionamento e controle das atividades que atestam e conferem a certificação ambiental “Selo Município Verde” aos municípios é acompanhado por um Comitê Gestor, presidido e coordenado pela Sema.

O colegiado, de caráter interinstitucional, é constituído por 20 especialistas indicados por 9 órgãos públicos, incluindo a Sema, Semace, SRH, Sesa, Seinfra, Setur, Cagece, Ministério Público Estadual (MPE) e Ibama, 5 universidades, IFCE, UFC, UECE, URCA e UVA; e 6 entidades representativas da sociedade civil organizada e de classes profissionais, a Agace, Aprece, BNB, CREA, GIA e OAB.