Entenda o que é a TRI e saiba como é calculada a nota da prova do Enem

compartilhar no:
Teoria consegue identificar quando aluno acertou questões no chute (Foto: Reprodução)

O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ocorre neste domingo (20). Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. É justamente no segundo dia de prova que surgem as questões mais temidas pela maioria dos candidatos: ciências da natureza e matemática. E quem acha que acertar no bambo é a melhor solução, pode se dar mal.

Desde 2009 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que organiza o Enem, adota um curioso sistema para corrigir as provas: é a Teoria da Resposta ao Item conhecida pela sigla TRI. Através do método é possível identificar aqueles que acertaram determinada questão com base no “chute”.

Para início de conversa é preciso que você entenda como é elaborada a prova do Enem: elas são construídas com questões pré-classificadas como fáceis, médias e difíceis. Na hora hora de corrigir as questões a TRI considera três parâmetros para dar a nota por aquela questão acertada: a proeficiência, o grau de dificuldade e a chance de acerto por “chute”.

Método avalia aluno em três frentes

Segundo o Inep a Teoria da Resposta ao Item “pressupõe que um candidato com um certo nível de proficiência tende a acertar os itens de nível de dificuldade menor que o de sua proficiência, e errar aqueles com nível de dificuldade maior.” Na hora de corrigir a prova a RTI não considera apenas quantas questões o aluno acertou e errou, mas também seu desempenho por meio das habilidades e as características das questões.

Método para corrigir as provas e pontuar o aluno é utilizado desde 2009 pelo Inep
(Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasil)

É como se o TRI identificasse pelas técnicas estatísticas, que o aluno chutou quando acertou uma questão mais difícil, porque errou uma mais fácil. Um exemplo pra ficar mais claro é considerar o seguinte: se as provas são construídas com questões fáceis, médias e difíceis, o esperado é que o candidato tenha um desempenho melhor nas questões mais fácies. Mas se ele erra as mais simples e acerta as mais difíceis, a TRI identifica que o acerto foi na base do uni-duni-tê.

A correção das provas é feita através do gabarito, por um programa que é construído com a TRI (é por isso que os aplicadores do Enem são tão enfáticos na hora de pedir para não rasurar o gabarito: o computador pode não identificar o item marcado caso o papel esteja com outros riscos). A nota é calculada levando em conta a coerência do aluno na hora de acertar as questões.

Mesmo que você tenha acertado questões difíceis, se tiver errado a maioria das fáceis, o sistema identifica que você não tinha domínio no assunto e sua nota pelas questões mais complexas não vai ser tão grande. É Por isso que mesmo com o gabarito não é possível saber a pontuação final. Então a dica dos professores é que você faça primeiro aquelas questões que considera fáceis e médias, antes de dedicar mais tempo às difíceis, para assegurar a coerência.

Neste domingo para realizar o exame é obrigatória a apresentação de documento de identificação oficial com foto. A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta e transparente. No momento da aplicação não será permitido o uso de qualquer objeto eletrônico. Também não é permitido entrar na sala com óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, protetor auricular, relógio e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones e tablets.