Operação da Polícia Federal mira homem no Ceará suspeito de ter vazado prova do Enem 2023

compartilhar no:
Agentes da PF fizeram busca em residência do suspeito (Foto: PF)

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (24/1), a Operação Limite Virtual, com o propósito de investigar o vazamento ilegal da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação inclui a execução de dois mandados de busca e apreensão deferidos pela Justiça Federal em Sobral.

A investigação da PF revelou indícios de crimes relacionados à divulgação ilícita do conteúdo da prova do Enem em redes sociais, envolvendo um suspeito na cidade de Sobral/CE. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep) comunicou o ocorrido, desencadeando as apurações que resultaram na identificação do indivíduo.

O suspeito, residente em Sobral, é apontado como responsável pela divulgação ilegal do tema da redação referente ao caderno rosa do Enem de 2023, durante a realização do exame. As condutas investigadas podem configurar o crime de fraude em certame de interesse público, sujeitas a penas de até oito anos de prisão.

A Operação Limite Virtual recebeu seu nome com o intuito de alertar a sociedade sobre os limites que devem ser respeitados nas redes sociais, destacando a importância de agir de maneira ética e legal nesse ambiente.