Eleições 2022: O Tribunal Regional Eleitoral divulgou o balanço do segundo turno das eleições no estado. No domingo (30) 5.649.398 milhões de eleitoras e eleitores cearenses foram às urnas para escolher o novo representante para a Presidência da República.
Mais de 130 mil pessoas estiveram envolvidas em todo o processo eleitoral, incluídos(as) mesários(as), auxiliares de eleição, delegados(as) de prédio, juízes(as) eleitorais, promotores(as) eleitorais, terceirizados(as), servidores(as) das Zonas Eleitorais, da Secretaria e dos Núcleos de Apoio Técnico e policiais.
A votação transcorreu normalmente nas seções eleitorais de todo o estado do Ceará. O presidente do tribunal, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, avaliou as eleições deste domingo: “Mais uma vez toda a equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará demonstrou compromisso, competência, dedicação e muita paixão pelo que faz. A Justiça Eleitoral cumpriu sua missão de entregar à população uma eleição transparente, tranquila e exitosa, com poucas ocorrências envolvendo substituição de urnas”.
Em relação às ocorrências com urnas eletrônicas, destaca-se que as eleições ocorreram com tranquilidade. Foram registradas no dia da eleição pelos cartórios, até o fechamento dessa matéria, 233 substituições de urnas. Dessas, 14 foram em Fortaleza.
A eleição no Ceará contou com planejamento de segurança da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência.
Além disso, as eleições contaram com reforço das Forças Federais em 10 municípios do estado: Fortaleza, Quixadá, Tauá, Sobral, Juazeiro do Norte, Caucaia, Pacajus, Aquiraz, Horizonte e Maracanaú. A medida foi autorizada pelo presidente do TSE na última quinta-feira (27)