Hospital Maternidade Jesus Maria José assina convênio com Estácio e torna-se primeiro hospital universitário de Quixadá

compartilhar no:
Hospital e Maternidade de Quixadá vai servir como local de residência profissional para estudantes de medicina quixadaense (Foto: Renarly Queiroz)

Quixadá: O Hospital Maternidade Jesus Maria José (HMJMJ) deve se tornar o primeiro hospital universitário da história da saúde de Quixadá para estudantes de medicina. Essa semana a instituição filantrópica particular assinou contrato de convênio com a faculdade Estácio. O acordo vai permitir que os alunos do curso de medicina de Quixadá atuem no HMJMJ.

O documento que formaliza o convênio foi assinado na última quarta-feira (19) entre o diretor-geral do hospital maternidade, Dr. Kaléu Mormino Otoni, e o gestor da faculdade Estácio em Quixadá, Sr. Henrique Rocha, mas só agora foi divulgado pela assessoria de imprensa do hospital. Antes, o HMJMJ já servia como ambiente de prática universitária para alunos dos cursos de saúde da Unicatólica, mas para uma faculdade de medicina é ainda um fato inédito.

“A Estácio está solicitando cinco Programas de Residência Médica para o município, dessa forma viabiliza que os médicos tenham essa oportunidade no próprio município, evitando o deslocamento para outros centros e consequentemente permanecendo em Quixadá e fortalecendo a saúde municipal”, disse Henrique Rocha.

Kaléu Mormino destacou que a parceria vai fortalecer a saúde no município e consequentemente gera melhorias a toda população. “Ter o programa de Residência Médica no HMJMJ abre portas, será muito importante para estimularmos a educação médica e também a melhoria contínua de nosso corpo clínico. É uma honra para nós ser o primeiro hospital da cidade a abrir esse campo de atuação e temos certeza de que quem sairá ganhando serão nossos pacientes com médicos cada vez mais especializados no atendimento”.

O Hospital Maternidade Jesus Maria José, pertencente à Diocese de Quixadá, é reconhecido na Região do Sertão Central como hospital estratégico por promover saúde de qualidade para os seus usuários. Ao longo dos últimos dez anos, tem sido o maior equipamento de saúde da cidade, promovendo e fortalecendo a saúde dos 10 municípios da região.

Na avaliação de Henrique Rocha, “o convênio firmado entre a Estácio IDOMED Quixadá e o HMJMJ, referente ao Programa de Residência Médica destaca-se como um momento importante para fortalecer a saúde no município.