Eleições 2022: pode ir votar de short, boné e chinela? ou é proibido entrar na sessão assim?

compartilhar no:
Na reta final, RC faz a cobertura completa das eleições com prestação de serviço, notícia e pesquisas (Foto: reprodução internet)

Eleições 2022: Ninguém duvida que as eleições são um processo sério e democrático. É uma operação que envolve milhões de pessoas em todo o país, entre juízes, autoridades, mesários e fiscais. Diante de tanta seriedade o eleitor tem dúvidas quanto ao perfil formal ou não, que precisa estar possuindo para ter o direito de votar.

Paira sobre muitos a dúvida sobre as vestimentas que podem ser utilizadas para ir até a sessão no domingo e ter o direito de exercer o voto. Pode ir votar de chinela? Pode entrar na sessão usando boné? E short, pode usar na hora de votar, ou tudo isso é proibido?

Não é, não. O eleitor pode votar usando vestimentas informais, como short, chinelas ou mesmo um boné como adereço. Pode até ser boné ou camisa de candidato, mas ele não pode se manifestar com expressão vocal exagerada. São essas as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Tribunal só restringe a entrada do eleitor na cabine de votação e na sua sessão, caso ele esteja utilizando adereços íntimos, como roupas de banho, biquíni, maiô ou sunga. Também não pode entrar nas zona eleitorais sem camisa ou camiseta.