Investigação aponta que PRF planejou blitz em Quixeramobim e Canindé no 2° turno das eleições

compartilhar no:
Mapa consta em inquérito que teve sigilo quebrado nesta quarta (Foto: reprodução)

Imagens de um mapa com indicação de municípios onde o presidente Lula teria mais chances de voto contra o então candidato a reeleição Jair Bolsonaro,  na época das eleições, indicam que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) tinha blitz planejada em pelo menos cinco municípios cearenses, no dia do segundo turno. Entre eles, dois são do Sertão Central.

Canindé e Quixeramobim estão na lista, ao lado dos municípios de Icó, Crateús e Crato, na região do Cariri, que é o município que aparece no topo da lista do mapa. O documento estava no celular da delegada federal Marília de Alencar, na época diretora de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, na gestão de Anderson Torres.

O caso foi revelado nesta quarta-feira (8) pela Polícia Federal. A imagem do mapa indica pontos onde a PRF tinha a intenção de fazer blitz. O que a PF investiga é se essas blitz, de fato, chegaram a acontecer nestes municípios listados. Esse documento teria sido utilizado em uma reunião com o então diretor da PRF, Silvinei Vasques, para organizar a logística das blitizes.

Silvinei foi preso de forma preventiva nesta quarta por determinação do ministro Alexandre de Moraes, numa investigação que apura se a PRF planejou blitz no domingo das eleições, para tentar favorecer a votação ao candidato Bolsonaro, fazendo abordagens em cidades do País onde Lula era favorito, e desta forma, impedindo que os eleitores chegassem a tempo nos locais de votação.

. “(…) há fortes indícios de que esta fotografia (do mapa) tenha sido realizada para esta reunião”, aponta o inquérito da Polícia Federal, cujo sigilo foi retirado nesta quarta-feira, 9, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).