Secretaria de Saúde do Estado suspende lote de dipirona intravenosa após suspeita de reação em quatro pacientes

compartilhar no:
Quatro pacientes apresentaram reação após tomarem o injetável (Imagem ilustrativa: reprodução de vídeo/TV Globo)

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) recolheu um lote de dipirona intravenosa, utilizada em hospitais da rede pública de Fortaleza, depois que quatro pacientes apresentaram reação ao medicamento. O caso está sendo apurado.

A informação foi confirmada pela Sesa, em nota, na noite desta segunda-feira (5). O caso foi registrado no último sábado (3) no Hospital Geral de Fortaleza. Boatos se espalharam na noite desta segunda, detalhando que quatro pessoas tinham morrido, sendo uma no IJF, uma no hospital da Unimed e duas no HGF, mas as informações não foram confirmadas pela Sesa.

De acordo com a Sesa, quatro pacientes internados no HGF apresentaram suspeitas de reações adversas após administração da medicação dipirona endovenosa. Após as reações, a aplicação do fármaco foi imediatamente suspensa, de forma preventiva, e os lotes recolhidos para análise.

A pasta confirmou ainda que foi aberta uma investigação com apoio da Vigilância Sanitária (Covis) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievis) para apurar o caso.