Quixadá é escolhido para polo tecnológico da Americanas; são 20 mil vagas

compartilhar no:
Quixadá, Russas e Itapajé são os três municípios do Ceará escolhidos para o Americanas Futuro Polo Tech(foto: Divulgação)

Quixadá, Russas e Itapajé são os três municípios do Ceará escolhidos para o Americanas Futuro Polo Tech, programa de capacitação online com foco na aceleração e no desenvolvimento da carreira de jovens universitários e recém-graduados em tecnologia, com 20 mil bolsas disponíveis.

No Brasil, a primeira turma do projeto lançado na quinta-feira, 1º de setembro, também focará Manaus, Florianópolis e Recife, além da região da Grande Vitória. As inscrições vão até o dia 21 deste mês no site https://polotech.americanas.io 

Os prazo dos recém-formados é entre 2020 e 2022, ou seja, até três anos de término de curso.

As parcerias no Estado para a escolha dos candidatos e realização dos cursos é com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Em entrevista exclusiva ao O POVO, João Guerra, diretor da Americanas S.A. e responsável pelo projeto, frisa que o objetivo de ampliar as oportunidades de formação em tecnologia para além do eixo Rio-São Paulo.

Por isso que nesta primeira edição buscaram atingir localidades com menor número de profissionais de TI e onde já possuem parcerias estabelecidas com universidades. Portanto, a aulas serão no modelo Ensino a Distância (EAD).

Há estudos para que haja um polo físico, mas ele pode ser realizado ou não, em parceria com as universidades. Por ora, há o projeto piloto apenas na PUC-Rio, mas João não descarta estudo em outras regiões, utilizando a infraestrutura das lojas e das universidades parceiras.

Segundo o diretor da Americanas S.A, a expectativa é atingir 70 mil pessoas em cinco anos. Os que finalizarem os estudos vão receber certificado, com conteúdo desenvolvido pela Let’s Code, comunidade da edtech Ada e referência nacional em formação e capacitação em tecnologia, e parceria do Google.

Público-alvo do programa
Projeto prevê formar e desenvolver carreiras em Ciência de Dados e Engenharia de Software com foco nas regiões do Amazonas (AM), Ceará (CE), Pernambuco (PE), Espírito Santo (ES) e Santa Catarina (SC).

Na primeira edição, o objetivo é atrair 20 mil estudantes para cursos 100% online de introdução à Ciência de Dados e Engenharia de Software.
Mas, o diretor da empresa não descarta que pessoas de outras áreas, como até Jornalismo, participem. Ele frisa que o que conta mais é o interesse do candidato.

O Americanas Futuro Polo Tech tem o objetivo de impactar, em até cinco anos, mais de 70 mil estudantes com cursos e trilhas de capacitação em tecnologia, em vários níveis de formação e áreas de conhecimento, que acompanharão novas tendências e necessidades de mercado.

A empresa detalha que há possibilidade de contratação mas o objetivo maior é a formação de pessoas para a área de tecnologia e que elas possam ser absorvidas pelo mercado de trabalho, que hoje carece de profissionais deste segmento.

O que o curso da Americanas vai oferecer 
Nesta primeira etapa de capacitação, para os 20 mil estudantes, o programa oferece um curso 100% online com conceitos e práticas introdutórias em Ciência de Dados e Engenharia de Software (front-end e back-end), que contará como a fase inicial do processo seletivo.

A segunda etapa, com os 200 candidatos melhores avaliados, será de aprofundamento nas duas disciplinas.

O programa completo terá duração de cinco meses, com conteúdo assíncrono e aulas online ao vivo, realizadas três vezes na semana, às segundas, quartas e sextas, das 19h às 22h.

Em suma, o Americanas Futuro Polo Tech possui três trilhas de desenvolvimento: Data Scientist, para formação de cientistas de dados; desenvolvedor Back-End, responsável por integrar os bancos de dados através de linguagens específicas de programação; e desenvolvedor Front-End, que cria interface gráfica de projetos por meio de códigos de tecnologia de base da web.

Além dessas trilhas de aprendizagem, contará ainda com participação exclusiva do Google Cloud na capacitação dos 200 alunos selecionados, que terão acesso a laboratórios práticos e digital skill badges – que representam um reconhecimento do Google Cloud de que a pessoa possui conhecimento em uma habilidade específica.

Com mais de 30 horas de conteúdos, essa parceria vai complementar o desenvolvimento de profissionais de excelência em tecnologia.

“O aluno de dados será capaz de aplicar técnicas modernas de machine learning para criar predições e clusterizações de dados usando algoritmos capazes de aprender por treinamento. Já as turmas de back-end serão capazes de aplicar a linguagem java para criação de aplicações web server-side. Na trilha de front-end os alunos serão capazes de criar aplicações client-side usando React, um dos frameworks mais importantes do momento”, complementa o gerente pedagógico da Let´s Code from Ada, Gabriel Militello.

Como participar do processo seletivo
Para participar do processo seletivo é necessário ser recém-formado ou graduando do último ano nos cursos: Ciências, Tecnologia, Engenharias, Matemática, Física e Estatística.

Com objetivo de expandir o desenvolvimento de talentos da tecnologia além do eixo Rio-São Paulo, o projeto atuará em polos específicos pelo Brasil ao longo de suas edições: nessa primeira focará em municípios como Manaus, Quixadá, Russas, Itapajé, Florianópolis e Recife, além da região da Grande Vitória.

O processo seletivo para a participação dos estudantes na segunda fase da capacitação é composto pelo empenho no Treinamento Online inicial, além de Teste de Lógica, Matemática e Programação; Vídeo de Apresentação; Dinâmica em Grupo; e, por fim, a etapa Coding Tank, que abrange aulas remotas, ao vivo, de lógica da programação para avaliação na prática.

Após concluir todas as etapas, o aluno é avaliado e pode se tornar elegível para iniciar o curso completo. As inscrições podem ser feitas no site.

Com informações do Opovo