Região Central: Um novo incêndio teria iniciado entre o final da manhã e o início da tarde desta quarta-feira (21), zona rural de Banabuiú. Desta vez o fogo consome uma área na divisa entre as comunidades de Governo 1 e Bo’Água. É o segundo registro de incêndio na região em menos de 24 horas.
As primeiras informações chegam através do relato de moradores daquela comunidade, que registraram a fumaça do fogo em fotos e vídeos. Eles temem que as chamas se alastrem facilmente em função da vegetação seca e do vento que sopra forte nesta época do ano.
“Gente na comunidade de Governo 1 acendeu de novo o incêndio. Quem pode vim ajudar venham (sic), estamos precisando”, compartilhou uma leitora na caixa de mensagens do Revista Central no final da manhã. Uma outra leitora afirmou que os moradores estão pedindo ajuda de carros pipa.
O Revista Central confirmou com a 4ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ª Cia/4º BBM) de Quixeramobim, que houve um chamado para a equipe de Quixadá. A 4ª Cia aguarda a confirmação para enviar carros de combate ao fogo para o local. O tenente Bruno, da 4ª Cia/4º BBM, confirmou ao Revista Central que inicialmente o primeiro chamado solicitava ajuda em uma outra área de difícil acesso, mas o fogo em seguida já tinha sido controlado pelos moradores.
“Mas agora chegou um outro chamado, afirmando que o incêndio na mesma localidade de ontem já voltou, novamente. E já acionamos as equipes de Quixadá para ir até o local”, confirmou o tenente Bruno.
O RC também confirmou com uma fonte da Prefeitura que já existem três caminhões pipa na região. A água é controlada por moradores que estão agindo rápido para evitar que as chamas se alastrem e fujam do controle. Não há informações sobre feridos até o momento.
Leia também >> Incêndio de grandes proporções na zona rural de Banabuiú causa pavor em moradores e mobiliza autoridades
Esse é o segundo registro de incêndio na zona rural de Banabuiú em menos de 24 horas. No final da tarde desta terça-feira (20), um grande incêndio tomou proporções assustadoras em Governo 1. As chamas se aproximaram de casas e causaram pânico entre moradores.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Quixeramobim e Quixadá funcionam durante cinco horas até que o fogo tenha controle. Sete caminhões pipa auxiliar o trabalho militar. As estimativas iniciais são que o fogo tenha adquirido uma área de quase 50 hectares e teria começado depois que um morador tentou colocar fogo, quando as chamas saíram do controle.