Datafolha: Lula continua com 45% e Bolsonaro cai de 34 para 33%; Ciro tem 8%

compartilhar no:
Candidatos Lula, Jair Bolsonaro e Ciro (Foto: Sérgio Lima/Poder360)

Eleições 2022/Nacional: O Instituto Datafolha divulgou na noite desta quinta-feira (15), uma nova pesquisa com intenções de voto para presidente da república. Encomendada pelo jornal Folha de São Paulo e pela TV Globo, a pesquisa mostra o candidato Lula com 45% das intenções de voto, contra 33% de Bolsonaro.

De acordo com o G1, a pesquisa ouviu 5.926 pessoas em 300 municípios entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-04099/2022.

Conforme a análise do Datafolha o cenário da corrida presidencial se mantém estável. Houve poucas oscilações em comparação com a última pesquisa do mesmo instituto. O resultado desta quinta mostra o seguinte cenário:

Lula (PT): 45% (com a margem de erro fica entre 43 e 47%)
Bolsonaro (PL): 33% (com a margem de erro fica entre 31 e 35%)
Ciro Gomes (PDT): 8% (com a margem de erro fica entre 6 e 11%)
Simone Tebet (MDB): 5% (com a margem de erro fica entre 3 e 7%)

Em relação a última pesquisa do Datafolha, divulgada no dia 9 de setembro, Lula se mantém estável com os mesmos 45%. Já Bolsonaro oscilou, caindo de 34% para trinta e três. Ciro subiu um por cento, saindo de sete para oito pontos.

Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Kelmon Souza (PTB) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto.

Numa projeção de segundo turno, o candidato petista e ex-presidente também sairia eleito. Ele foi mostrado na pesquisa Datafolha com 54% das intenções de voto, contra 38% de Bolsonaro. Os que dizem votar branco ou nulo são 7%, e os que não sabem, 2%, os mesmos índices do levantamento anterior.