Criança de 11 anos é resgatada de exploração de trabalho infantil em extração de carnaúba no interior do CE

compartilhar no:
Local onde criança e os dois adolescentes foram resgatados fica em Amontada (Foto ilustrativa: MPA)

Fiscais do Ministério Público do TRabalho (MPT) no Ceará resgataram uma criança de 11 anos, e dois adolescentes, um de 13 e outro de 15 anos, trabalhando na extração e manuseiro de palhas de carnaúba. O flagrante aconteceu no município de Amontada, no Ceará.

Os três foram resgatados no último dia 12 de setembro, em uma força-tarefa que fiscaliza ações de exploração de mão de obra e trabalho infantil no Ceará. A operação ainda está em curso. As crianças resgatadas foram afastadas pela fiscalização e receberam, por meio dos seus responsáveis, as verbas rescisórias pelos dias trabalhados.

Segundo o MPT-CE as vítimas foram encontradas por auditores fiscais do trabalho da Procuradoria do Trabalho e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará. Foi constatado pela fiscalização que os resgatados realizavam as atividades como aparadores de palha da carnaúba, com uso de facas, sem proteção adequada, ao ar livre e sem proteção contra exposição à radiação solar, chuva ou frio.

A atividade está incluída na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP) no Brasil, em que constam atividades prejudiciais à saúde, à segurança e à moralidade das crianças e dos adolescentes. Ao todo, a lista possui 93 atividades nesse cenário.