Eleições 2022/Nacional: Conhecida em todo o País depois de virar meme nas redes sociais, a candidata ao Governo do Piauí, Lourdes Melo, teve sua candidatura indeferida junto com seu vice, Clóvis José, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado. Ela recorreu da decisão e aguarda julgamento.
A medida veio essa semana depois que a Justiça Eleitoral entendeu que o vice da chapa de Lourdes resolveu renunciar fora do prazo permitido pelas regras eleitorais.
Pela lei qualquer candidato pode renunciar ou fazer modificações em sua chapa, faltando 20 dias para as eleições. Três candidatos a vice na chapa de Lourdes Melo foram anunciados mas renunciaram em seguida: Ronaldo Soares, que deixou o posto no dia 10 de agosto e Grazielle Alves, que renunciou no dia 12 de setembro.
Para substituir Grazielle a chapa escolheu Cloves Santos, mas o registro só aconteceu na madrugada do dia 13 de setembro, o que não era permitido porque estava fora do prazo. Lourdes Melo recorreu da decisão, e por isso a lei eleitoral prevê que ela pode continuar fazendo campanha normalmente, inclusive o nome será mantido na urna. Porém, os votos só serão computados como válidos se o registro for deferido.
Meme
Em agosto, o Revista Central contou a história de Lourdes Melo. Naquele mês ela participava de um debate na TV Cidade Verde quando, ao ser questionada pelo mediador sobre a quem faria a pergunta, respondeu: “Ah, você quer me calar?”. A frase rapidamente virou meme nas redes sociais.
Maria de Lourdes Soares de Melo tem 69 anos e é sindicalista. É natural do Maranhão mas atualmente mora no Piauí. Lourdes fez carreira na educação e é professora aposentada de educação física. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) essa é a sexta eleição que Lourdes Melo concorre.
No TSE declarou ter R$ 100 mil em bens e seu plano de governo tem apenas sete páginas repletas de polêmicas, entre eles o cancelamento da concessão da Rede Globo e dos demais grandes veículos de comunicação do Brasil e o fim do STF.